21.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Com novos cursos, UFMS terá área ampliada em Nova Andradina

18/10/2013 15h25 – Atualizado em 18/10/2013 15h25

Prefeito Roberto Hashioka anunciou mais seis hectares para a expansão do campus local da instituição

Da Redação

Em reunião com a reitora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Célia Maria Corrêa, o prefeito Roberto Hashioka anunciou mais seis hectares para a ampliação da área em que está localizado o campus da instituição. Na oportunidade, o gestor também reforçou as articulações para a implantação do Parque de Tecnologia e Inovação de Nova Andradina.

Acompanhado pela deputada estadual Dione Hashioka, o chefe do Executivo municipal destacou o trabalho desenvolvido pela reitora. “Agradecemos pelo empenho para com o campus de Nova Andradina que, agora, a partir do trabalho desenvolvido pela reitoria, passará a contar com mais três graduações, Engenharia de Produção, Engenharia Civil e Gestão Financeira”, disse o prefeito.

A implantação deverá ocorrer em curto prazo. “A previsão da UFMS é para que Gestão Financeira inicie já no segundo semestre de 2014. As demais graduações devem começar no início de 2015. Vale destacar que estes cursos foram criados a partir da análise das potencialidades de nossa região. Estamos agendando uma data com a reitora que irá vir até Nova Andradina divulgar estas conquistas”, pontuou Hashioka.

Os seis hectares que serão doados pelo Governo Municipal se somarão aos outros dez disponibilizados pela Prefeitura à época da implantação do campus no município. “Tive a felicidade de, em 2008, ser um dos principais articuladores do processo que culminou com a instalação da UFMS em Nova Andradina, por isso fico feliz em ver que esta iniciativa continua dando bons frutos para toda região”, frisou.

A eventual criação de outras graduações também foi lembrada durante a reunião. “Nova Andradina possui uma estrutura hospitalar de destaque. Desta forma, acreditamos na viabilidade da implantação de cursos voltados para a área de saúde, entre eles Farmácia, Enfermagem e também de Educação Física, este último com um viés mais aplicado para o referido setor”, completou.

Roberto Hashioka comentou ainda sobre a instalação de UTIs no Hospital Regional Doutor Francisco Dantas Maniçoba e do Centro de Diagnósticos do Hospital de Câncer. “São ações que ampliarão os atendimentos e as possibilidades dos novos cursos, proporcionando à UFMS de Nova Andradina a estrutura necessária para que consigam atingir a meta de mil alunos em quatro anos”, acrescentou o prefeito.

Durante o encontro, Roberto Hashioka reiterou as tratativas pela efetivação do Parque de Tecnologia e Inovação no município e manifestou o desejo de ter a UFMS como parceira. “Estamos buscando vários parceiros. Já temos o IFMS e também estamos dialogando com a UEMS, assim como com as instituições particulares. Esperamos, desta forma, convergir às universidades em prol deste projeto”, salientou.

Na ocasião, a reitora Célia Maria Corrêa também informou ao gestor e à deputada sobre os andamentos do processo para ampliação do campus em Nova Andradina. “Estes processos já foram aprovados pelo Ministério da Educação. Além disso, já foi aberto o edital de licitação das obras que preveem dois pavimentos com 20 salas”, detalhou a educadora.

“Doamos dez hectares em nossa última gestão e agora temos firmado o compromisso de disponibilizar mais seis, para que estes projetos possam ser efetivados. Aliado a estas ações, também estamos trabalhando para melhorar o acesso ao campus da UFMS de Nova Andradina através da construção de uma via paralela que terá início na rotatória já existente na MS-134”, complementou Roberto Hashioka.

Para a deputada Dione, o anúncio das ampliações, o aumento dos cursos e o volume de investimentos tanto da UFMS, quanto do Governo Municipal, irão promover o crescimento e o progresso para toda a região do Vale do Ivinhema. “Os investimentos em educação fazem crescer todos os segmentos como o imobiliário, de serviços, enfim, o comércio em geral”, concluiu.

(*)Com informações de Nova News

Prefeito, reitora e deputada debateram potencialidades da região do Vale do Ivinhema (Foto: Divulgação)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.