22/10/2019 10h07

Evento acontece no próximo sábado no Portal do Faia e reúne camponesas dos seis assentamentos da região; objetivo é fortalecer o trabalho rural, troca de experiências, valorizar o espaço da mulher camponesa e apresentar os produtos e artesanatos produzidos por elas

Gisele Berto

Acontece no próximo sábado (26), no Assentamento Pontal do Faia, em Três Lagoas, o 8º Encontro das Camponesas.

O evento é realizado pelas produtoras rurais das Associações da Agricultura Familiar, com objetivo de fortalecer o trabalho rural, troca de experiências, valorizar o espaço da mulher camponesa e apresentar os produtos e artesanatos produzidos por elas.

O local receberá famílias de seis assentamentos da região do bolsão sul-mato-grossense em um dia para compartilhamento de conhecimento e em prol da Agricultura Familiar.

O Encontro conta com o apoio da Prefeitura de Três Lagoas, por meio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA), Assistência Social (SMAS) e Saúde (SMS) que, neste ano, será parceira em diversas atividades.

O Departamento do Agronegócio está auxiliando as camponesas na organização e disponibilizará tendas para a exposição dos produtos, alimentos e derivados. A equipe volante do CRAS “Interlagos” estará no local prestando esclarecimentos sobre programas e benefícios sociais, Cadastro Único e atualização de dados. Profissionais da Saúde também participam do Evento, realizando o teste de glicemia, aferição de pressão, saúde bucal e orientações.

A Administração ainda disponibilizará bebedouros provisórios, ambulância e som para o Encontro, que contará com a apresentação da Banda Marcial “Cristo Redentor”. Para o coordenador de Agronegócio, Célio Lopes de Barros, a parceria é muito importante para ambos os lados.

“Temos muita satisfação em participar ativamente desse evento, pois, é uma forma de valorizar e incentivar o trabalho e produção dessas mulheres guerreiras que acordam cedo para a lida do campo. Desde o início da gestão Angelo Guerreiro, estamos sempre prestando apoio aos assentados da região de Três Lagoas com nossos programas e serviços, principalmente, no fortalecimento da agricultura familiar”, explicou Célio.

O evento começa às 7h com um farto café da manhã e a programação vai até às 16h, com palestras, rodas de conversa e apresentações culturais. No ano passado, o encontro aconteceu no Assentamento 20 de Março, onde centenas de pessoas, entre assentados e visitantes, prestigiaram as atrações e palestras.

O Encontro das Camponesas conta também com a parceria das Universidades Federal e Estadual de Mato Grosso do Sul (UFMS e UEMS), Eldorado Brasil e SEBRAE. Veja a programação completa abaixo.

Comentários