34 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Comenda Professor Comprometido é entregue por vereadores

17/10/2013 14h02 – Atualizado em 17/10/2013 14h02

A Câmara Municipal de Três Lagoas promoveu solenidade em homenagem a educadores, na noite desta quarta-feira (16), com a entrega da “Comenda Professor Comprometido”, a 18 mestres indicados por vereadores

Da Redação

A Câmara Municipal de Três Lagoas promoveu solenidade em homenagem a educadores, na noite desta quarta-feira (16), com a entrega da “Comenda Professor Comprometido”, a 18 mestres indicados por vereadores.

A mesa de autoridades foi formada pelo presidente da Câmara, Jorginho do Gás, 1º vice-presidente, Tonhão, 2º vice-presidente, Nilo Candido, 2ª secretária, Vera Helena, secretário municipal de Educação, Mário Grespan, que representou a prefeita Marcia Moura, major André Ruffato, subcomandante do Corpo de Bombeiros, e Maria Aparecida Diogo, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Três Lagoas e Selvíria (Sinted).

A extensão da mesa de honra foi composta pelos vereadores Marcus Bazé, Gilmar Garcia, Klebinho, Nuna Viana, Adão da Apae, Gil do Jupiá, Sirlene da Saúde, Marisa Rocha, Beto Araújo e Apóstolo Ivanildo.

O momento religioso da sessão foi ministrado pelo pastor João Luiz, da Primeira Igreja Batista, que orou com os presentes, e discorreu sobre a importância dos professores para a sociedade. “O nosso trabalho nunca é vão. Por isso, não desistam do sacerdócio de vocês”, disse. A cantora Eloá apresentou um louvor, para complementar o momento, que é realizado de acordo com o Regimento Interno da Câmara.

O presidente da Câmara, Jorginho do Gás, abriu a solenidade e lembrou que todos os dias são do professor, pela importância. “Para conseguir atingir os nossos objetivos, temos que passar pela escola”. O parlamentar ressaltou os avanços na Educação, no município, porém disse que é necessário oferecer mais capacitação e melhores salários para a categoria.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Educação (Sinted), Maria Aparecida Diogo, foi a primeira homenageada, pelo vereador Nilo Candido. Na sequência, o vereador entregou a comenda às professoras Odete de Oliveira Gomes, Ewonild Ferreira da Cunha e Maria Ivone de Barros Quinteiro. Em seu pronunciamento, ele destacou que o professor é aquele que faz os alunos atingirem o alvo desejado. Para ele, somente os professores podem mudar o mundo.

Nuna Viana, professor de Educação Física, homenageou a professora Cleide Maria de Paula. “Por tudo que você fez pela educação, esta homenagem é pouco”, afirmou. Ele relata que a cidade tem grande destaque econômico, mas que deveria ser destacada também por ter maiores salários para os profissionais da área. O parlamentar ainda disse que estende a homenagem a todos os professores e professoras, que trazem a luz do conhecimento à sociedade.

“Fiz questão de homenagear uma jovem, dada a importância que é educar e porque não quis esperar que tenha 40 anos de trabalho. Jesus tem a qualidade do mestre e a Bíblia nos fala que é possível transformar o mundo pela educação. Conhecimento é uma libertação da ignorância”, afirmou o vereador Apóstolo Ivanildo, após entregar a comenda para a professora Wivian Dias de Freitas. Ele ainda pregou a valorização e melhor qualidade do ensino para um Brasil melhor. “Vocês são os transportadores, os condutores do conhecimento e da sabedoria”, concluiu.

A homenageada pelo vereador Gilmar Garcia foi a professora Sônia Barbosa. Ele destacou mudanças que estão em andamento na educação brasileira e afirmou que deverá ocorrer um grande salto com investimentos maciços a serem feitos pela presidente Dilma Rousseff, com a aplicação dos royalties do pré-sal no setor. “Aos nossos mestres, todo nosso carinho e nossa gratidão”, finalizou.

Adair Floriano foi o homenageado pelo vereador Klebinho, que foi seu aluno no curso técnico de Contabilidade. “É um professor que teve muita importância na minha formação”, destacou.

Ana Neves Silva Cassani, professora da Apae, recebeu a “Comenda Professor Comprometido” por indicação do vereador Adão da Apae. “Entre 40 funcionários da Apae, todos dedicados, tive que escolher uma representante. Tenho certeza que não errei, já que a nossa homenageada está na instituição desde 78, sendo que a fundação da Apae foi em 76. É quase uma vida inteira dedicada a estes alunos”, afirmou.

O vereador Gil do Jupiá entregou a homenagem à professora Marilene Alves Pinto, mais conhecida como Leninha. “É uma professora que dispensa comentários pelo caráter e pela família, sendo minha eterna tia Leninha”, frisou. Ainda defendeu aumento salarial, como forma de reconhecimento à importância dos profissionais.

A professora Nádia da Silva Lima foi laureada por indicação da vereadora Marisa Rocha. “Só posso agradecer a todos, que têm nos aturado, aturado nossos filhos. Escolhi a professora Nádia, não só pelos resultados, mas pelo carinho que vejo que tem com as crianças, por persistir em trazer de volta os alunos rebeldes para que eles tenham um futuro”, disse. Parabenizando a todos, pediu que persistam na luta pela educação.

Com longa carreira junto às escolas dos distritos e zona rural, o professor Natal Provezano recebeu a comenda oferecida pela vereadora Sirlene da Saúde. A vereadora agradeceu toda a dedicação e carinho do professor com várias gerações de alunos. Também parabenizou sua irmã, Solange, professora muito compromissada com a educação e lembrou os desafios da área.

O vereador Marcus Bazé lamentou poder apresentar apenas um nome para homenagear, pois todos os mestres são merecedores. Para representar a classe, ele escolheu a professora Sônia Fátima Leal de Souza. “Escolhi por conhecer sua moral, ética e bons costumes e por conhecer que é realmente dedicada”, destacou.

A professora Rosenice Lima Marcello de Oliveira recebeu a comenda das mãos da vereadora Vera Helena. “Esta é uma das profissões menos valorizada, mas a mais importante”, reconheceu a vereadora. Para ela, é necessário melhorar salários e condições de trabalho para estes que são a “segunda família de todos”.

O vereador Welton Irmão homenageou a professora Selma França. Ele lembrou que hoje as famílias têm relegado a educação dos filhos somente aos professores e que estes são vítimas de agressões em sala de aula. “Que Deus dê a todos vocês muita sabedoria para o engrandecimento desta nação”, desejou.

A professora Regina Maria Geraldo Queiroz Moreira recebeu a “Comenda Professor Compromissado” das mãos do vereador Tonhão. “Esta noite é uma forma de reconhecimento por tudo que vocês têm feito”, disse. Ele afirmou ter escolhido uma professora de ensino fundamental porque são estes que trabalham com grande dedicação para alfabetizar e formar de modo completo os alunos.

A homenageada pelo vereador Jorginho do Gás foi a professora Leobina Meire de Souza Alves. Ela usou a palavra em nome dos outros homenageados e agradeceu a realização da solenidade, solicitando que as homenagens se estendam aos próximos anos e que os parlamentares, representando o povo, sempre apoiem as unidades escolares.

“A nossa luta não é fácil, mas é uma luta boa”, avaliou a professora. Ela chamou a atenção para a desestruturação da família como principal problema enfrentado atualmente, além de questões salariais. “A melhor coisa é quando as pessoas nos dizem o quanto contribuímos para o que elas são hoje”, afirmou.

Ao usar a tribuna, a presidente do Sinted, Maria Diogo, ressaltou a necessidade da luta sindical nas conquistas da categoria. Conclamou a todos para que continuem ativos e efetivos por melhorias salariais e nas condições de trabalho. “Não é fácil ser professor, mas é muito prazeroso. Temos que enaltecer nossa categoria”, disse. Para ela, mais do que capital da celulose, a cidade deve conquistar o posto de capital da educação.

Os avanços na educação foram citados
pelo secretário municipal de Educação, Mário Grespan, o qual disse que a prefeita Marcia Moura exige excelência no setor. Ele afirmou que o município tem sido referência em vários aspectos e vai continuar melhorando.

A última fala da noite foi do presidente da Casa, vereador Jorginho do Gás. Ele também disse que concorda com os avanços já registrados na educação municipal, porém lembrou que muito há a ser feito. “A administração pode até ter algumas falhas, mas não vou perdoar as falhas na educação. Temos que exigir melhorias para que possamos formar os melhores profissionais em todas as áreas”, afirmou.

O presidente ainda falou sobre as homenagens. “Não conseguimos homenagear a todos, mas vocês, homenageados, levem nossos agradecimentos e parabéns a todos os colegas”, solicitou aos presentes. A cantora Eloá encerrou a solenidade, cantando mais um louvor.

(*)Com informações de Assecom Câmara

A cantora Eloá apresentou um louvor, para complementar o momento, que é realizado de acordo com o Regimento Interno da Câmara (Foto: Divulgação/Assecom)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.