26/01/2019 14h49

Em mais uma reportagem da série “O Calor Tá de Matar!” hoje o Perfil News vai falar sobre a importância da alimentação e hidratação nos dias mais quentes do ano; conversamos com a nutricionista do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora que deu orientações importantes de saúde, além de dicas de alimentos e bebidas refrescantes

Gisele Berto

Nosso corpo muda no verão – é fato. A sensação de moleza e de passar o dia “se arrastando” – e se escondendo nas sombras – é real. Veja também a reportagem que publicamos sobre reações físicas do coração ao calor.

Para ajudar o nosso corpo a superar as altas temperaturas a alimentação e a hidratação são fundamentais. Por isso conversamos com a nutricionista e Coordenadora do Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital Auxiliadora Aline Coelho Viana, que vai passar algumas dicas para que possamos dar uma mãozinha ao nosso organismo para passar bem pelo verão.

REAÇÕES FÍSICAS

Uma das principais mudanças do nosso organismo em relação à temperatura é que, no inverno, precisamos de maior quantidade de energia para o corpo produzir calor e se manter quentinho. No verão, ao contrário, nosso corpo precisa de menor quantidade de energia. Por isso é aconselhado o consumo de alimentos mais leves e menos calóricos, para evitar sobrecarregar o organismo.

Entretanto, o ponto mais importante nesta época é a hidratação, já que perdemos muito líquido e sais minerais, especialmente pelo suor. Essa perda afeta o organismo e é isso o que causa aquelas sensações ruins que temos nos dias quentes, como fadiga, fraqueza, dor de cabeça, tontura entre outros.

COMO MEDIR SUA HIDRATAÇÃO

A primeira dica da nutricionista nesse sentido é “Beba bastante água”. Sempre. Água nunca é demais.

“É fácil identificar quando estamos consumindo quantidades adequadas de água: observe a cor de sua urina. Se estiver clara indica uma boa hidratação”, afirma Aline.

E nem adianta tentar substituir a água por suco, refrigerante ou, ainda – espertinho! – dizer que está se hidratando com cerveja.

O consumo de bebidas alcoólicas inibe o hormônio antidiurético e acaba desidratando ao invés de hidratar. Refrigerantes e sucos industrializados contém muito açúcar – ou adoçante – e não são saudáveis.

Uma boa opção para os dias quentes é a água aromatizada, que é uma bebida refrescante, de sabor suave, saudável, sem adição de açúcares e adoçantes. “Você pode prepará-la com frutas frescas e ervas aromáticas”, explica a nutricionista.

PREPARANDO SUA ÁGUA AROMATIZADA

Para o preparo é necessário um potes de vidro com tampa, bem lavado, ou jarras d’água. Misture as frutas e ervas lavadas e picadas e deixe a bebida descansar na geladeira por algumas horas antes de ser consumida.

Algumas combinações são:

  • Morango com Camomila
  • Melancia e hortelã
  • Abacaxi com hortelã
  • Pêssegos picado em pétalas
  • Limão em fatias finas e gengibre em cubos

COMENDO BEM

Durante os dias de mais calor muita gente acaba até perdendo o apetite – e aí, quando bate a fome, ataca o que estiver na geladeira.

No entanto, de acordo com a nutricionista, o ideal é fazer de quatro a seis refeições ao dia. “Prefira alimentos leves, como verduras e legumes coloridos no almoço e no jantar, e frutas na sobremesa e nos lanches. Eles ajudam na regularidade intestinal e fornecem vitaminas e minerais”, diz Aline.

Sobre as frutas, é melhor optar por consumi-las ao natural, em forma de suco ou salada de frutas. Outras boas opções são a água de coco, o sorvete e picolé à base de frutas ou sorbet.

Para facilitar a sua vida, pique algumas frutas e coloque no congelador. Além de refrescante é natural. Também é importante não exagerar na porção de carne, que é de difícil digestão. O ideal é que seja do tamanho da palma da mão.

CUIDADO COM O SAL

Durante o verão é preciso ter ainda mais cuidado com o consumo de sal. O consumo de alimentos muito salgados ou com muito sódio – como salgadinhos de pacote ou macarrão instantâneo – faz com que as pessoas tomem muita água que não é eliminada, retendo líquido e causando inchaço especialmente nos membros inferiores.

CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS

Além do consumo, é preciso também cuidar da conservação dos alimentos. O tempo quente favorece a proliferação das bactérias, aumentando o risco de infecção intestinal.

RECEITAS REFRESCANTES

Opção refrescante e cheia de sabor para os dias quentes, o sorbet é uma sobremesa também conhecida como gelado de frutas. Diferente do tradicional sorvete, ela não possui uma base de leite, creme ou gema de ovo, levando somente fruta (ou suco de fruta) e complementos ao seu critério.

Para fazer um sorbet de morango, por exemplo, basta congelar a fruta e depois passar pelo processador junto com um pouco de mel para dar doçura. Após processar a mistura, basta levar ao freezer de novo para endurecer um pouco.

Também é possível fazer sorbet de banana da mesma forma: congele a fruta, passe no processador e sirva com mel, melado de cana ou gotas de groselha.

Quer um sabor ainda mais acentuado? Misture banana e morango congelados no processador e faça seu sorbet mix. Delícia!

Sorbet de Manga com gengibre

Outra receita refrescante é de Sorbet de Manga com Gengibre. Basta ferver 2 xícaras de água junto com 1 xícara de açúcar por cerca de 15 minutos em fogo médio ou até reduzir à metade. Enquanto isso, bata no liqüidificador 2 mangas sem caroço picadas , 1 colher de sopa de gengibre fresco picado e 3 colher de sopa de suco de limão até virar um creme homogêneo.

Coloque na batedeira o creme de manga junto com a calda e bata em velocidade máxima por 1 minuto. Leve ao freezer por aproximadamente 3 horas ou até estar semicongelado.

Bata novamente e volte ao freezer. Repita o processo mais uma vez e sirva quando o sorbet estiver congelado.

Águas aromatizadas são uma boa alternativa para hidratar. Foto ilustrativa/Site GreenMe

A nutricionista e Coordenadora do Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital Auxiliadora, Aline Coelho Viana.

Não, cerveja não serve para hidratar. Na verdade, ela desidrata. Então, cuidado! Foto ilustrativa

Foto ilustrativa

Sorbet de manga com gengibre. Foto: site Tempero Alternativo.

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