21/08/2014 09h51 – Atualizado em 21/08/2014 09h51

Na edição de 2013 mais de 50 mil compradores foram muito atendidos e, neste ano, no começo de setembro, a previsão é de que 300 empresas participem do evento

Léo Lima com assessoria

A maior promoção do comércio da fronteira será lançado oficialmente em Campo Grande. Será nesta sexta-feira (22), às 14h, no espaço FAEMS/FECOMÉRCIO da Feira do Empreendedor no Parque Albano Franco, em Campo Grande. O evento volta a reunir os comércios de Ponta Porã e de Pedro Juan Caballero numa mesma promoção de vendas.

No comando do Black Friday Fronteira 2014, os presidentes da Associação Comercial e Empresarial de Ponta Porã, Eduardo Gaúna, e da Câmara de Indústria e Comércio de Pedro Juan Caballero, Pedro Bondiman.

Com base na pesquisa aplicada no último ano pela UEMS em parceria com a UFMS e Universidad Colúmbia, foram obtidas algumas informações importantes sobre o perfil dos compradores: Com 60% de clientes casados, 70% do total com mais de 29 anos e 47% vindo em família e 65% com grupos de mais de 3 pessoas foi possível confirmar o perfil familiar dos clientes; Mais da metade com nível superior, 66% dos quais com carro próprio e outros 35% que viriam de avião se houvesse voos consolidados, 32% interessados em permanecer na fronteira, demonstram que a grande maioria são formadores de opinião, pessoas decididas que sabem exatamente o que querem.

Ainda conforme a pesquisa, 6,6% dos compradores foram à fronteira pela primeira vez, sendo que menos de 37% do total exclusivamente para o Black Friday, demonstrando a importância do evento para atrair novos compradores; somente 37% dos clientes conhecem algum atrativo da fronteira e que outros 57% gostariam de conhecer, demonstrando o grande potencial e que é preciso investir em novos atrativos para bem receber aos visitantes.

Conforme o levantamento, 20% dos clientes são oriundos de outros estados, mais de São Paulo (6%) do que do Mato Grosso (5%); a metade dos compradores com perspectivas de gastar entre R$ 500 e R$ 2.000 revela um poder de compras impressionante para um momento de final de mês (como foi em 2013), num ano de relativa estagnação econômica.

OPÇÕES DE COMPRA

Pela preferência de compras, segundo a pesquisa: 39% queriam produtos de informática; 26% de bebidas; 24% alimentos; 21% perfumes e cosméticos; 15% tablet e smartphones; 15% brinquedos; 17% roupas e calçados; 13% eletroeletrônicos; 8% equipamentos musicais; 6% produtos infantis; 4% pneus; 4% suplementos; 2% peças automotivas.

A forma como souberam do evento também pode servir de base para o sucesso desta próxima edição: 32% através de panfletos; 20% mídias sociais; 18% rádio; 16% amigos e parentes; 11% jornais eletrônicos; 10% jornais impressos; 4% painéis de led; 3% revistas. Apesar do baixo número de participantes, menos de 2% não sabiam do evento.

Para 97% dos clientes os preços atenderam às expectativas, e para apenas 3% do total os descontos reais eram pequenos.

Com esses números em mente, o índice de 98% de satisfação geral dos participantes é ainda mais impressionante, demonstrando que o evento foi aprovado mesmo para aqueles que os preços não pareceram tão atrativos. Na edição de 2013 mais de 50 mil compradores foram muito bem atendidos e, neste ano, sendo realizada no início do mês de setembro, entre os dias 5, 6 e 7, a previsão é a de que 300 empresas participem e mais de 12 mil ofertas estejam disponíveis em todas as áreas do turismo de compras da fronteira.

(*) Com Amarildo Ricci Eventoms

O evento que será lançado nesta sexta na Capital de MS, pretende a comercialização de produtos a preços bem acessíveis (Foto: Divulgação)

Mais de 12 mil ofertas vão estar disponíveis em todas as áreas do turismo de compras da fronteira, durante o evento (Foto: Divulgação)

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