29/04/2014 12h14 – Atualizado em 29/04/2014 12h14

O três-lagoense está animado com as compras no Dia das Mães, comemora no segundo domingo (11) de maio próximo; flores, perfumes e eletrodomésticos são os três itens mais escolhidos como presentes

Léo Lima com assessoria

O três-lagoense, do sexo masculino, na faixa etária entre 25 a 30 anos, com ensino médio completo e ganhos variando entre R$ 725 e R$ 1.450, é o que mais está disposto a gastar R$ 196 (valor médio) com as mães, as sogras e depois as esposas na data consagrada às mulheres – o Dia das Mães, que se comemora no segundo domingo de maio todos os anos.

De acordo com pesquisa contratada pelo Sindicato do Comércio Varejista de Três Lagoas (Sincomércio), com participação da Fundação Manoel de Barros (FMB), da Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de MS) e Instituto de Pesquisa Fecomércio-MS (IPF), 61,4% dos 200 entrevistados foram do sexo masculino e 38,6% do feminino. O grau de escolaridade com maior número de entrevistados tinham o ensino médio completo (38,5%); 42,5% tinham entre 25 a 30 anos de idade; e 60,4% recebiam salários variando entre R$ 725 a R$ 1.450.

INJEÇÃO FINANCEIRA

O comércio de Três Lagoas será beneficiado na semana do Dia das Mães com R$ 10,7 milhões circulando nas compras de presentes em decorrência de 84% da população economicamente ativa indo às compras de presentes com o valor médio de R$196.

As grandes homenageadas neste dia serão as mães (55%), as sogras (14%) e as esposas (30%). Predominam os presentes relacionados as flores (33%), vestuários (4%), bolsas e acessórios (7%), calçados (4%), perfumes e cosméticos (12%), entre outros tipos de presentes.

Alguns filhos escolheram comprar presentes diferentes: 8% pretendem comprar eletroeletrônicos e 11% deverão escolher eletrodomésticos. A escolha dos eletroeletrônicos ficará distribuída entre 51% para celular e 10% para tablet. Os eletrodomésticos ficaram entre as escolhas para 49% para forno micro-ondas, 17% para lavadora de roupas e 10% para multiprocessador.

COMPRAS NO CENTRO

O local preferido para as compras será no centro da cidade (75%), nas lojas dos bairros (23%) e na internet (2%). A tomada de decisão na compra do presente será realizada em função da qualidade do produto (42%), a marca (31%) e da forma de pagamento (7%).

As compras deverão ser pagas à vista, em dinheiro ou por meio do cartão de débito (57%), com o uso do cartão de crédito (39%). Quase 4% dos compradores pretendem parcelar as suas compras, mas 42% deverão saldar em até três parcelas.

A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 19 de abril e envolveu 200 pessoas. (Veja também a pesquisa realizada em outras cidades do Estado, na tabela abaixo)

*Com Assessoria da Fecomércio-MS

Flores foram os presentes mais apontados pelos filhos para presentear as mães, sogras e esposas (Foto: Léo Lima/Arquivo))

TABELA DA PESQUISA REALIZADA EM OUTRAS CIDADES DE MS PELA FECOMÉRCIO-FMB

Comentários