24.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Comissão aprova recebimento de contas pela internet

02/10/2013 10h16 – Atualizado em 02/10/2013 10h16

Comissão aprova opção de recebimento de contas de serviços públicos pela internet

Essa obrigação não dispensa a concessionária de enviar as contas pelos meios convencionais

Da Redação

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicações e Informática (CCT) aprovou, na terça-feira (1º), proposta que obriga as concessionárias de serviços públicos a oferecerem ao usuário a opção de receber o documento de cobrança de seus débitos por meio eletrônico.

De autoria do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), o PLS 28/2012 também determina que essa obrigação não dispensa a concessionária de enviar as contas pelos meios convencionais, salvo manifestação expressa nesse sentido por parte do usuário.

Em sua justificativa, o autor afirma que uma das virtudes da rede mundial de computadores (internet) é a facilitação das relações entre fornecedores de produtos e serviços e seus consumidores.

O autor também destacou que a proposta beneficia as empresas, uma vez que o extravio de documentos enviados e até mesmo as greves dos Correios muitas vezes resultam em inadimplência por parte do usuário de serviços públicos, que poderá, em muitos casos, ser evitada com a regra proposta.

A matéria foi aprovada de acordo com o relatório do senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), que é favorável ao texto e sem emendas. Ele destacou que, no caso das contas de luz, já existe norma da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) facultando às empresas o envio das contas por meio eletrônico.

A matéria, já aprovada na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor, Fiscalização e Controle (CMA), segue agora para decisão terminativa na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

(*) Com informações de Assomasul

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.