20.8 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março de 2024

Comitê confirma que Três Lagoas seguirá decreto estadual, mas mantém aulas híbridas

Apesar dos casos entre docentes ter aumentado, cidade decidiu manter aulas mistas

O Comitê de Enfrentamento à Covid de Três Lagoas se reuniu na tarde de ontem, 11, para traçar estratégias para o combate à doença, que avança pela cidade.

Segundo boletim divulgado ontem, não há mais leitos de UTI para acometidos pela Covid em Três Lagoas.

Desta forma, e ponderando que o Decreto Estadual não pode ser revisto ou descumprido por nenhum município, os integrantes do Comitê se reuniram para esclarecer as dúvidas de alguns setores especialmente sobre o toque de recolher e definirem outras ações.

TOQUE DE RECOLHER

De acordo com o decreto estadual, o toque de recolher de Três Lagoas passará a ser das 20h às 05h ficando, nestes horários, vedada a circulação de pessoas e de veículos, salvo em razão de trabalho, emergência médica ou urgência inadiável.

De acordo com o documento, neste tempo poderão funcionar os serviços de saúde, os serviços de transporte, os serviços de alimentação por meio de delivery, as farmácias/drogarias, as funerárias, os postos de gasolinas e as indústrias; e os supermercados e congêneres.

Já aos sábados e domingos, o regime especial de funcionamento das atividades e serviços que não sejam classificados como de natureza essencial, os quais somente poderão manter-se em funcionamento e abertos ao público no período das 5 às 16h.

“O comitê não tem poder de desautorizar o decreto estadual, sendo assim decidimos seguir todas as normas incluindo o toque de recolher às 20h e a diminuição do numero de participantes nos Buffets que passarão de 200 para 50 no novo decreto”, disse a presidente do Comitê, Angelina

Por recomendação do Comitê o Balneário Municipal Miguel Jorge Tabox não funcionará no domingo (14), afim de evitar aglomerações e o descumprimento do decreto estadual.

AUMENTO DA FISCALIZAÇÃO

Outro assunto tratado durante a reunião desta quinta-feira foi o aumento e intensificação dos Órgãos de Segurança Estadual e a ampliação de fiscais municipais que passarão a circular com mais vigor pelas ruas de Três Lagoas.

“Esse foi um ponto importante que, como comitê, trabalhamos com intensidade ouvindo a população. Conversamos pessoalmente com os órgãos para que com essa união de forças possamos intensificar o cuidado para diminuirmos a proliferação da Covid-19 com aglomerações”, disse o Promotor de Justiça, Moisés Cassaroto.

TESTES EM CRIANÇAS

Angelina e o presidente da Câmara de Vereadores, Cassiano Rojas Maia, levantaram durante a reunião a necessidade de sensibilizar os profissionais de saúde para aumentarem a testagem do vírus em crianças, visto que há novas evidências no Brasil da COVID-19 pediátrica.

“Atualmente há mais evidências que há um ano sobre a Covid-19 também acometer as crianças. Sensibilizando os profissionais a fazerem mais testagens mediante a uma febre, por exemplo, teremos uma resposta mais imediata sobre os casos”, disse Angelina.

O médico da Vigilância Sanitária, Dr. Vinícius de Jesus Rodrigues Neves, atentou também sobre a importância de os vacinados e os já infectados continuarem a manter os cuidados de higiene e proteção como o uso de máscaras.

“Precisamos sempre lembrar e informar as pessoas que não é por que elas estão vacinadas ou já positivaram para a doença que não podem contrair o vírus novamente e com uma maior força considerando as novas variantes que existem. O cuidado deve ser mantido para o bem da pessoa e da sociedade”, disse.

ESCOLAS MUNICIPAIS E PRIVADAS

Além disso, os membros do Comitê optaram por manter as aulas no formato híbrido nas Escolas Municipais e Privadas.

“Os critérios de avaliação continuarão para que possamos estar atentos aos resultados que no momento são positivos com as escolas seguindo as regras dos Órgãos e da Vigilância Sanitária”, disse o promotor.

Números do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTED), entretanto, mostram que 27 profissionais da educação já testaram positivo para Covid; destes, três estão internados em UTI. Outros 34 são considerados casos suspeitos.

Dentre os casos positivos, 20 são da rede municipal e sete, da rede estadual. Os números incluem casos de Três Lagoas e Selvíria.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.