21.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Como saber sobre câncer de próstata

03/10/2003 15h57 – Atualizado em 03/10/2003 15h57

O câncer de próstata é a terceira causa de morte entre os homens, perdendo apenas para os acidentes de trânsito e problemas cardiopulmonares. A próstata é uma glândula pequena localizada na base da bexiga urinária do homem que, com o envelhecimento do organismo tende a crescer, podendo desenvolver o tumor. Veja algumas medidas para a prevenção desse tipo de câncer.

Um dos sintomas que ocorrem quando o tumor já está desenvolvido, é a interrupção do fluxo de urina, deixando a sensação de que a micção não foi completada. A retenção sistemática da urina pode contribuir para o aparecimento de cálculos ou infecções. Além disso, sangue na urina e sêmen podem ser indícios do tumor. Quando o tumor se manifesta de forma agressiva, ocorre o comprometimento dos gânglios linfáticos e vesículas seminais.

Tratamento:

Assim que o tumor é detectado deve-se realizar a biopsia e outros testes para avaliar seu estágio e seu grau de agressividade.

Quando o tumor está restrito a próstata, é recomenável a sua retirada completa (prostatectomia), além das vesículas seminais e gânglios linfáticos. O tratamento após esse precedimento é a radioterapia, ou ainda um tratamento que controla hormônios e o sua relação com o crescimento do tumor.

Prevenção:

  1. Não se sabe a causa exata do câncer de próstata, mas existem alguns fatores que aumentam a probabilidade de sua ocorrência como fumo, dieta alimentar, exposição ao sol e outras ubstancias.

  2. Dê preferência a uma dieta rica em vegetais, esse tipo de alimento pode reduzir o risco da doença se desenvolver.

  3. Não tenha preconceito de fazer o exame de toque retal. Ele é imprescindível para a prevenção e o diagnóstico do câncer de próstata.

  4. Se você tem histórico familiar de câncer de próstata, é recomendável um acompanhamento médico a partir dos 40 anos, a cada 6 meses. Se não há casos de câncer na família, é aconselhável um acompanhamento a partir dos 50 anos, com a mesma periociodade.

Fonte:Sabido

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.