Não, o idoso não foi concretado pelo filho que queria receber a aposentadoria! Diversos grupos no WhatsApp e redes sociais estão inundadas de informações falsas a respeito do caso de um homem resgatado na Zona Leste de São Paulo

Um vídeo compartilhado pelo Deputado Federal Coronel Tadeu acabou caindo na graça dos criadores de fake news. O que era um resgate de um homem que caiu em uma tubulação de esgoto no final de semana na Zona Leste de São Paulo se transformou em um caso “assombroso” nas mãos dos criadores de fake news – e já corre à vontade pelos grupos de WhatsApp, Facebook e Twitter.

Tudo começou com uma publicação do Deputado Coronel Tadeu, que elogiava a perspicácia da polícia em localizar a vítima. Em nenhum momento era dito que o homem havia sido vítima de crueldade de alguém. Veja:

Nesta reportagem do SBT é possível saber o que, de fato, aconteceu ao homem:

No entanto, em pouco tempo a “criatividade” de algumas pessoas já transformou o caso. Ao invés de um homem resgatado pela polícia depois de passar dois dias em uma tubulação de esgoto, a rede de notícias falsas inventou uma história fantasiosa: o idoso teria sido “concretado pelo filho” e, inclusive, já estaria preso:

No Twitter…
No Facebook…

A história “pegou”. Em pouco tempo o tweet original do Deputado já contava com 6 mil curtidas, 843 retuítes, 208 comentários – quase todos falando do absurdo do filho concretar o pai:

Difícil saber onde começa uma história inventada. No entanto, dá para perceber o alcance das mídias sociais em disseminar histórias – verdadeiras ou falsas.

Por isso, ainda que o mundo esteja vivendo algumas histórias pavorosas, o conselho é sempre o mesmo: desconfie. Antes de repassar qualquer notícia, verifique quem já a divulgou, cheque em veículos de comunicação ou canais oficiais.

Comentários