33.6 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Concurso vai financiar a produção de três telefilmes de baixo orçamento em MS

14/08/2017 14h39

Poderão ser financiados desde documentários até obras de ficção, incluindo animação. O repasse será de R$ 100 mil para cada projeto selecionado

Redação

Um concurso em Mato Grosso do Sul vai financiar a produção de três telefilmes de baixo orçamento, com duração de 26 ou 52 minutos. O certame da secretaria estadual de Cultura e Cidadania (SECC/MS) abriu inscrições nesta segunda-feira (14) e prevê um repasse de R$ 100 mil para cada obra selecionada. Os recursos vão vir da pasta e do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) da Agência Nacional de Cinema (Ancine).

De acordo com o edital publicado no Diário Oficial do estado, poderão ser financiados desde documentários até obras de ficção, incluindo animação, desde que busquem o reconhecimento artístico e estimulem o desenvolvimento no processo de formação de criadores residentes no estado, o empreendedorismo, a inovação e a potencialização da cadeia audiovisual sul-mato-grossense.

Entretanto, não poderão fazer parte da produção: conteúdos religiosos, políticos, manifestações e eventos esportivos, concursos, publicidade, televendas, infomerciais, jogos eletrônicos, propaganda política, conteúdo audiovisual veiculado em horário eleitoral gratuito e conteúdos jornalísticos e programas de auditório ancorados por apresentador.

As obras deverão ser produzidas no formato de telefilme, ou seja, serão materiais elaborados para terem veiculação na televisão, obedecendo às convenções e narrativas audiovisuais de linguagem cinematográfica. Também deverão conter “legendagem descritiva, livras e audiodescrição”, gravados em canais dedicados de dados, vídeo e áudio, respectivamente, e que permitam o seu acionamento e desligamento.

Poderão apresentar propostas, empresas produtoras brasileiras independentes, com registro regular e classificadas na Ancine como agentes econômicos. Os proponentes deverão comprovar ainda, no mínimo, um ano de trabalho na área do audiovisual não publicitário. Não estão aptos a disputar o concurso: microempreendedores individuais, pessoas físicas e associações com fins não comerciais.

O edital determina que as propostas selecionadas deverão empregar na produção 70% dos componentes de sua ficha técnica, incluindo o diretor, profissionais residentes e que atuem em Mato Grosso do Sul. O prazo para conclusão dos trabalhos será de 12 meses a partir da data de liberação dos recursos para os projetos.

As inscrições vão até o dia 13 de outubro. Os interessados deverão encaminhar os projetos conforme modelo previsto no edital e outros documentos a superintendência de Cultura da SECC/MS, na avenida Fernando Correa da Costa, 559, no centro de Campo Grande. Para conferir a íntegra do edital clique aqui!

A escolha dos três projetos que serão financiados será feita por uma Comissão de Avaliação e Seleção que é formado por profissionais especializados na área, com saber público e notório, contratados pela secretaria. A previsão da SECC/MS é que o resultado final seja divulgado no dia 13 de dezembro deste ano.

(*) G1.Com

Edital prevê que 70% dos profissionais da ficha técnica do telefilme, incluindo o diretor, sejam de Mato Grosso do Sul (Foto: Divulgação Cine Bistrô)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.