34.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Conflito na Rússia não afetou a venda da UFN3, garante titular da Semagro

Secretário Jaime Verruck esteve em Bataguassu na terça-feira (22) para assinar convênio de incentivos a uma empresa que também tem capital russo

O titular da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, esteve na terça-feira em Bataguassu, onde participou da solenidade de assinatura de convênio de incentivos fiscais à empresa Aliança Agrícola do Cerrado, do grupo Sodrugestvo.

EXCLUSIVIDADE

Na ocasião, ele falou ao Perfil News do andamento das negociações de venda de UNF3 – Unidade de Fertilizantes Nitrogenados. Ocorre que devido a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, países da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) impôs várias sanções aos país do presidente Vladimir Putin, situação que afetou as negociações da Rússia que demais países. 

Diante dessa situação cogitou-se que as negociações da Petrobras com o Grupo Acron, também ficou comprometido, pelo fato de ser capital russo.

Porém, felizmente isso não aconteceu, garantiu o secretário Jaime Verruck, que disse estar mantendo reunião com os diretores do grupo e que as negociações estão dentro do cronograma.

NEGOCIAÇÃO PROSSEGUE

Conforme Verruck, o conflito entre a Ucrânia e Rússia não está afetando as negociações. “Só para fazer um paralelo, hoje estou em Bataguassu para fazer uma assinatura de concessão de incentivos para uma empresa que tem capital russo.  Então, isso não implica em nada sobre o andamento que qualquer negociação”, explicou.

Jaime Verruck destacou que o prazo para que tudo fosse organizado é de 60 dias.

“Ontem, segunda-feira, tivemos reunião com Acron do Brasil, junto com a Petrobras, as negociações continuam e o que nós colocamos, depois da reunião com Governo Federal, nós estamos fazendo discussão do incentivo fiscal. O que a Acron precisa fazer é apresentar o cronograma de investimento que elas vão fazer, depois qual o prazo que vão retomar, para que assim, o Governo Estadual faça os incentivos fiscais”, pontua.

Conflito na Rússia não afetou a venda da UFN3, garante titular da Semagro

Segundo ele, as informações são necessárias para que o Governo do Estado e Prefeitura façam as negociações.

“Daqui dois, três meses vamos estar conseguindo gerar emprego, nos atender na crise de fertilizantes”, destaca.

ENTENDA

No início de fevereiro, a Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN3), localizada em Três Lagoas (MS), foi comprada pelo grupo russo Acron – a Petrobrás investiu aproximadamente R$ 3 bilhões na construção da unidade. O anúncio de compra foi feito pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, quando esteve em Três Lagoas.

Conflito na Rússia não afetou a venda da UFN3, garante titular da Semagro

Durante o pronunciamento de privatização, ficou decidido que os governos estadual e municipal e a empresa compradora criarão um grupo de trabalho para discutirem os benefícios fiscais aplicados à unidade durante a finalização do projeto, que possui 81% das estruturas finalizadas. A Acron anunciou que pretende retomar as obras da UFN3, que estão paradas desde 2014.

MISTURADORA

Verruck disse ainda que importante salientar que a Acron viria com uma misturadora, situação que foi criticada pela senadora Simone Tebet. O secretário afirmou ainda que em momento algum foi discutido entre as partes envolvidas de não fazer a indústria. “Nós entendemos que a misturadora é uma fase do projeto, enquanto prossegue o desenvolvimento da obra que deve durar 24 a 36 meses. Mas em momento algum nós aceitamos que a UFN3 vire uma misturadora. “Não daremos incentivos se isso acontecer”, disse. 

Conflito na Rússia não afetou a venda da UFN3, garante titular da Semagro

Inicialmente será uma misturadora para gerar empregos e resolver o problema da crise fertilizantes. O foco é um só; a industrialização”, reiterou.

Jaime Verruck falou ainda que não acredita que a Acron compraria uma estrutura daquela para ser uma misturadora. “Uma misturadora a empresa poderia fazer em qualquer lugar com meia dúzia de galpões e fazer uma operação muito mais simples”, finalizou.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.