24.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Confronto no norte do Afeganistão deixa 17 mortos

27/09/2002 09h53 – Atualizado em 27/09/2002 09h53

Ao menos 17 pessoas morreram e outras 23 ficaram feridas em um novo confronto entre as forças do comandantes rivais no norte do Afeganistão, disseram testemunhas e viajantes que estavam na região hoje.

Eles disseram que os combatentes iniciaram o confronto na madrugada de ontem e continuaram até a manhã de hoje na região de Dara-i-Suf, na Província de Samagan, cerca de 100 km ao sul de Mazar-e-Sharif, no norte do país.

O confronto aconteceu entre forças de dois comandantes uzbeques leais ao general Abdul Rashid Dostum e tropas de Ustad Atta Mohammad, da etnia tadjique.

Dostum e Atta Mohammad são membros-chave do governo central do presidente Hamid Karzai, mas seus combatentes lutaram em várias batalhas sangrentas em diversas partes do norte do país desde a queda do regime fundamentalista do Taleban, no ano passado.

Now Rouz, um viajante que estava na região durante a última batalha, disse que Baba Beg, o principal comandante da facção de Atta, tomou três vilarejos dos rivais no vale de Dara-i-Suf, que fica em uma estrada que vai para a cidade de Mazar.

“A maioria das mortes aconteceu entre os homens chefiados por Almas”, disse. “Podíamos ouvir os tiros à distância quando saíamos para comer. Dezessete corpos foram contados, e mais de 23 pessoas ficaram feridas.”

Autoridades de Mazar-e-Sharif confirmaram que houve um confronto, mas se recusaram a dar detalhes.

Oficiais de ambos os lados rivais se negam a falar sobre a tensão, que foi causada por um desacordo sobre um plano de desmilitarização para a cidade de Mazar-e-Sharif.

A facção de Atta controla a maior parte de Mazar-e-Sharif, que foi uma fortaleza de Dostum na década de 1990.

Fonte: Folha Online

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.