02/10/2015 17h24 – Atualizado em 02/10/2015 17h24

A ioga abrange a meditação, além das disciplinas físicas e mentais, fazendo assim, que os seus benefícios sejam alcançados

Assessoria

A prática da ioga, hoje tão difundida em todo mundo, é na verdade mais do que uma categoria de exercícios físicos. É uma filosofia que aborda não só a disciplina física, mas também a mental, relacionada à meditação praticada no hinduísmo e no budismo.

Estudiosos e pesquisadores ainda trabalham muito para tentar definir a data de sua origem, mas sabe-se que a ioga tem ao menos 10.000 anos e foi originada pelas culturas Indus-Sarasvati, na região da Índia, e foi elaborada a partir de escrituras sagradas.

OS BENEFÍCIOS DA IOGA PARA O CORPO E A PARA MENTE

Atualmente, a ioga é praticada em todas as partes do mundo, por pessoas de diferentes idades e religiões. Seus ensinamentos buscam levar qualquer pessoa ao autoconhecimento e ao bem-estar mental e físico.
Isso é possível graças a união de movimentos de relaxamento e meditação junto aos exercícios físicos, que envolvem uma série de alongamentos obtidos por meio das posições de treinamento. Por ser uma atividade física de baixo impacto e que não necessita de aparelhos e acessórios, quase não existem contraindicações.

Os benefícios são inúmeros:

MELHORIAS NO SONO

A meditação ajuda a acalmar o sistema nervoso, e consequentemente, melhorar as condições para que o cérebro consiga relaxar e proporcionar noites de sono mais profundas e tranquilas.

POSTURA

A série de posições que envolve o alongamento da coluna, pescoço e membros inferiores e superiores melhoram a postura dos praticantes.

REDUÇÃO DO ESTRESSE

Os exercícios físicos somados às práticas de meditação ajudam o corpo e o cérebro a relaxar.

MELHORA O SISTEMA CIRCULATÓRIO

Algumas posições levam o praticante a experimentar diferentes direcionamentos dos membros, o que leva o sangue a circular mais regularmente em todas as partes do corpo.

MÚSCULOS MAIS FIRMES

Além de alongar os músculos, muitas posições da ioga exigem força das pernas, braços e abdômen, tonificando a musculatura de todo o corpo.

COMBATE A ANSIEDADE

Médicos e praticantes da ioga relatam que a prática ajuda a controlar o estado emocional e o seu corpo como um todo.

(*) Conversion

Um dos benefícios da Ioga são as melhorias no sono, que o praticante tem. (Foto: Assessoria)

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