28 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de abril de 2024

Conjuntura

20/01/2014 10h29 – Atualizado em 20/01/2014 10h29

Coluna de segunda-feira dia 20 de janeiro de 2014

Willians Araújo

PRAGMATISMO

Enquanto o PMDB fisiologista de Brasília pressiona a presidente Dilma para ganhar o Ministério da Integração Nacional, que seria o sexto da cota, inclusive com ameaça de rompimento com o Planalto, há correligionários por aqui sonhando acordado em composição com o PT.

Mesmo sabendo que nem Delcídio (PT) e nem Nelsinho (PMDB) estão disposto a abrir mão da cabeça de chapa. Aliás, a orientação lá de cima agora é enfrentar os petistas nos estados. Pelo menos, por enquanto.

PAUSA

Antes de cair na folia de Carnaval, as principais raposas políticas locais vão continuar se articulando nos bastidores na tentativa de construir um leque de alianças forte e capaz de conquistar o Parque dos Poderes, hoje comandado por André Puccinelli (PMDB). A movimentação só deve ter uma pequena trégua – e olhe lá – durante a festa de momo.

A expectativa é que a poeira eleitoral deverá subir entre março e abril, antes mesmo do período das convenções partidárias.

PONTE AÉREA

André Puccinelli deve aterrissar em terras sul-mato-grossenses nos próximos dias, depois de um período de descanso na praia com a família. Além de se dedicar ao MS Forte 2 – programa de investimentos e ações lançado no ano passado, o italiano deve definir seu destino político, ou seja, se vai para casa ou disputa o Senado em outubro.

Enquanto isso, os analistas de plantão e a imprensa vão quebrando a cabeça, montando cenários distintos sobre os rumos da política pantaneira.

CENTRO ESQUERDA

Delcídio tenta atrair para seu palanque, além dos partidos que comumente acompanham o projeto petista em MS, PDT, PSD, PP, PR, PROS e PSC, conforme disse em entrevista ao programa Noticidade, da Rede MS de Rádio, na sexta-feira passada.

“Estamos construindo um projeto de centro esquerda, conversando com os partidos que sempre acompanharam o PT, como o PC do B e o PV, entre outros”, frisou o adversário de Nelsinho, igualmente de olho nessas legendas.

REPASSE

O FPM (Fundo de Participação dos Municípios), referente ao segundo repasse do mês de janeiro, será depositado nesta segunda-feira na conta das prefeituras de MS.

Para divisão entre todos os municípios do País, o valor será de R$ 940.664.498,24, já com o desconto do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).

Veja as matérias mais acessadas

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.