27.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Conscientização do consumo de água é realizada em semáforo de Três Lagoas

22/03/2016 10h32 – Atualizado em 22/03/2016 10h32

Foram distribuídos folhetos educativos e copos d’água envasados aos motoristas que passaram pelo local, que tem por objetivos às casas e a consciência da comunidade em geral

Daniela Silis

Você já pensou na falta que a água faria em sua vida? Essa é a frase que está em destaque nos folhetos que foram distribuídos em um semáforo pela Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul, a Sanesul, que está promovendo uma campanha comemorativa ao Dia Mundial da Água. Além dos panfletos também foram entregues copos d’água envasados aos motoristas em conscientização da importância desse recurso.

A ação, que já foi realizada em anos anteriores, aconteceu entre as 6h30 e 8h no semáforo da Avenida Filinto Müller com a Avenida Capitão Olinto Mancini. Os folhetos e copos de água envasados foram entregues aos motoristas que por ali passavam durante esse horário. “Hoje nós estamos passando por uma data muito importante, que é o Dia Mundial da Água, então nós tivemos a ideia de fazer um pedágio e entregar para a população um panfleto com as dicas do consumo consciente e também aproveitar e dar um copo d’água para lembrarem-se da água que temos e precisamos”, afirmou o gerente regional das Sanesul em Três Lagoas, Gilmar Araújo Tabone.

PEDÁGIO

A ideia da Sanesul é repetir a ação. Considerando que vivemos um momento de crise, o evento foi feito para atender a um mínimo de populares. O objetivo é chegar às casas e a consciência da comunidade em geral.

Segundo Tabone, a Sanesul tem feito um trabalho muito forte para conscientizar a população a usar a água conscientemente. “A água é um recurso esgotável, talvez não pela quantidade, mas pela qualidade que está sendo destruída com bastante velocidade, então nós estamos trabalhando para tentar resgatar isso. Hoje a gente já vive em alguns lugares do mundo e até em alguns lugares do Brasil uma falta desse recurso, que está bastante limitado, então a importância que as pessoas devem ter e se atentar é que esse recurso vai acabar se a gente não cuidar”, concluiu.

ECONOMIZAR NOS DETALHES

Nos folhetos distribuídos no semáforo são encontradas oito dicas para economizar a água em pequenos detalhes, como fechar a torneira enquanto escova os dentes, ensaboa a louça ou quando está pingando. Em cada uma das dicas é informado também o quanto de água é desperdiçado quando não fazemos isso. Um pequeno detalhe como lavar o carro com o balde ao invés da mangueira pode economizar 40 litros.

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 22 de março em 1992. O objetivo dessa data é a discussão sobre os diversos temas relacionados a este importante bem natural. Apesar de o Planeta Terra ter 75% de sua superfície coberta por água, apenas 3% desse recurso é de água potável, a chamada água doce.

NO ESTADO

Essa conscientização também foi realizada em todo o estado do Mato Grasso do Sul pela Sanesul, em pedágios e palestras nas escolas nas localidades onde a empresa atua. A empresa também investe em ações de limpeza das margens e leitos de rios e córregos, plantio de árvores nativas para recompor as matas ciliares, ações constantes de identificação de vazamentos nas redes de distribuição, com equipamentos modernos como hastes de escuta, em todas as 123 localidades onde atua, entre outras ações.

Funcionários da Sanesul participaram de pedágio realizado para a conscientização do Dia Mundial da Água (Foto: Daniela Silis)

Conscientização do consumo de água é realizada em semáforo de Três Lagoas

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.