23 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

Construção civil deve perder 556 mil postos de trabalho este ano, diz sindicato

30/10/2015 17h20 – Atualizado em 30/10/2015 17h20

O setor da construção civil, que emprega atualmente cerca de 3 milhões de trabalhadores no país, pode perder 556 mil postos de trabalho este ano,

Da Redação

Conforme projeção do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP). Em todo o ano passado, foram cortados 163 mil postos de trabalho.

Em setembro, o nível de emprego no setor recuou 1,76% na comparação com o mês anterior. O percentual foi obtido com base em dados do Ministério do Trabalho e Emprego. A maior retração para o mês ocorreu no segmento imobiliário (2,35%), seguido pelo de preparação de terrenos (2,04%).

Foi a 19ª queda consecutiva do indicador. Nos últimos 12 meses, o número de demitidos em todo o país somou 490,6 mil trabalhadores.No acumulado do ano, entre janeiro e setembro, 248 mil postos de trabalho foram cortados.

“Nunca tivemos um ano como este em que a indústria da construção realiza um volume tão grande de demissões nos primeiros nove meses, período em que normalmente o setor contrata. A falta de confiança dos investidores e das famílias, a escassez de lançamentos imobiliários e a ausência de licitações para novas obras de habitação social e infraestrutura sinalizam que a recessão se prolongará no ano que vem”, disse o presidente do SindusCon-SP, José Romeu Ferraz Neto.

No estado de São Paulo, o emprego caiu 1,26% em setembro, descontada a sazonalidade.

(*) Agência Brasil

Foi a 19ª queda consecutiva do indicador. Nos últimos 12 meses (Foto:Reprodução)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.