29/06/2019 16h11

Durante a semana, contando com todo o efetivo de bombeiros militares do 5ºGBM, ocorreram várias atividades. O cronograma segue até o dia 5

Redação

Neste sábado (29), o 5º Grupamento de Bombeiros Militar (5ºGBM) inicia as atividades alusivas a “Semana de Prevenção Contra Incêndio e Pânico” que também contempla o Dia Nacional do Bombeiro – 02 de julho – quando serão realizadas diversas atividades de prevenção, conscientização e orientação à população.

Durante a semana, contando com todo o efetivo de bombeiros militares do 5ºGBM, ocorreram as seguintes atividades:

Dia 29 de Junho (sábado) – Panfletagem com as crianças e adolescentes do programa “Bombeiros do Amanhã” na praça “Ramez Tebet” que fica no centro de Três Lagoas e conta com grande aglomeração e circulação de pessoas.

Dia 01 de julho – Finalização da campanha do agasalho com entregas de todas as doações arrecadadas ao “Lar dos Idosos”; Treinamento prático em noções de primeiros socorros a educadores e servidores do Instituto Federal de Mato Grosso Do Sul (IFMS), Solenidade com homenagens aos parceiros do 5ºGBM e bombeiros militares que se destacaram juntamente com a participação de pais e/ou responsáveis para o fechamento deste semestre do programa “Bombeiros do Amanhã”.

Dia 2 de julho – Palestras com o tema “Profissão Bombeiro Militar” em escolas.

Dia 3 de julho – Campanha de doação de sangue, dia em que os bombeiros militares do grupamento, em condições de doarem sangue, se dirigem ao hemonúcleo para abastecerem o banco de sangue; palestras em escolas.

Dia 4 de Julho – Instruções intensificadas de noções de primeiros socorros as servidores públicos da prefeitura municipal de Três Lagoas e servidores do IFMS.

Dia 5 de julho – Palestras em escolas com o tema “Profissão Bombeiro Militar”, Palestra com médico cardiologista “cuidando do coração” ministrada aos Bombeiros Militares e confraternização para encerramento da semana.

DIA DO BOMBEIRO

Instituído no ano de 1954 pelo então presidente Getúlio Vargas, por meio do Decreto 35.309 de 2 de Abril de 1954, o Dia do Bombeiro Brasileiro é comemorado no dia 2 de julho devido nesta data, no ano de 1856, Dom Pedro II ter instituído o primeiro Corpo de Bombeiros do Brasil, inicialmente denominado de Corpo Provisório da Corte, no Rio de Janeiro. Daí, o imperador tornar-se o patrono dos corpos de bombeiros do Brasil. Na época, antes da regulamentação do serviço de bombeiros por Dom Pedro II, o combate aos incêndios era realizado por homens, mulheres e crianças que acionados pelo badalar dos sinos eram conduzidos ao poço mais próximo e passavam baldes de água de mão em mão baldes de água até o local do incêndio.

Bombeiros MS

Divulgação

Comentários