21.9 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Covid leva escritor e especialista no Círio de Nazaré, João Carlos Pereira

Escritor e jornalista tinha como hábito enviar aos amigos crônicas diárias; na última, parecia se despedir. Confira e se emocione

Morreu na madrugada desta terça-feira (10), em Belém, o professor jornalista e escritor João Carlos Pereira. Ele tinha 61 anos e estava internado em decorrência de complicações da Covid-19.

João Carlos era um dos maiores pesquisadores sobre a história do Círio de Nazaré, um dos momentos mais especiais do ano para o Pará.

Durante 20 anos, ele participou das transmissões na TV com informações e detalhes de cada momento do Círio de Nazaré.

Segundo o advogado e amigo Fernando Gurjão Sampaio (@tantotupiassu), durante a pandemia inteira João Carlos escreveu crônicas diárias, que eram enviadas religiosamente pelo WhatsApp.

Fernando compartilhou no Twitter a última crônica enviada pelo amigo. Acompanhe e se emocione.

“Senhor,

O coronavírus é tão do mal, me levou, além das forças, do ânimo, da coragem, da saúde, parte das palavras que uso para rezar.

Quando a oxigenação diminui e os sentidos me faltam, aproveito a privação do sentir para me ligar mais intimimante com o Senhor e com Nossa Senhora de Nazaré.

Na hora incerta, penso não no Crucificado, mas no Amigo sentado na beira do poço de Jacob, sendo servido ela samaritana.

Ou então quando repousava no barco submetido à violência das ondas. Eu sou o barco sacudido pela maré da vida.

Meu Pai,

sempre me achei superior à pandemia e julgava que, por não andar de ônibus (embora, no domingo do Círio, tenha pegado carona em um), não me expor por ai (e o Ver-o-Peso, acaso, não é por aí? O Mercado de Carne também está livre de riscos.

Pensei, meu Deus, que por me alimentar bem conseguiria driblar esse amaldiçoado.

A prepotência é algo de que o diabo gosta.

Aliás, ele aprecia tudo que não presta e sabe posicionar seu exército em lugares aonde eu vou: o banco, a feira, o supermercado e até a um barzinho amigo para comer peixe frito.

Não estou me penalizando por haver tentado uma vidinha normal, ao lado de amigos a quem muito amo e que, felizmente, vão conseguindo driblar o maldito.

Senhor,

as lições de humildade e de consciência do nada que sou mostram que estou longe de ser o que achava que era e mais perto da minha pobre verdade.

Essa é minha prece, Senhor, que faço diante do teclado, numa hora de sossego, com Nossa Senhora direcionando meus dedos porque não duvido de sua ação na minha vida, quando dEla mais preciso.

Meu Pai e minha Mãe

Nas ocasiões de maior aperto, consigo senti-La pousar, como uma pequena Ava-Maria repousando, docemente, sobre meu corpo fatigado e débil, preso a respirador artificial e submetido, constantemente, a aparelhos.

Obrigado, Senhor, pelos amigos que rezam por mim e que velam ao meu lado, sobretudo pela Mariana, minha filha, e Emilia, minha mulher, que deixaram brotar suas asas de anjo e não me deixam um segundo sequer.

Quero aproveitar a paz e pedir um pouquinho por quem precisa mais do que eu, porque, não tenho dúvida, há gente sofrendo infinitamente mais do que este pobre filho no limite da ingratidão e do medo.

Mas agora pleno de confiança.

Obrigado, meu Pai e minha Mãe.

Bênça!

Amém!”

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.