26.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Cras realiza cirurgia de grande porte e salva anta atropelada

15/05/2013 14h08 – Atualizado em 15/05/2013 14h08

Da Redação

O Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) realizou uma cirurgia de grande porte para salvar um anta, atropelada por uma moto na BR-262, próximo ao local onde fica um sistema de captação hídrica da concessionária de abastecimento da Capital. O procedimento inédito no Estado foi feito no dia 11 de abril e divulgado hoje (15), quando o animal passou a apresentar bons sinais de recuperação.

De acordo com o médico veterinário do Cras Álvaro Cavalcanti, o animal levado ao Cras pela Polícia Militar Ambiental foi atropelado no dia 2 de abril e ao chegar apresentava os dois lados da mandíbula quebrados, com perda óssea do lado direito e comprometimento do olho direito. “A cirurgia foi realizada no Cras e durou cerca de 50 minutos. Inserimos na mandíbula um aparelho linear de Kirchner que deveremos retirar em até 90 dias”, explicou. Ainda segundo Cavalcanti, o animal perdeu cerca de 40 quilos e atualmente já se alimenta de folhas e comida pastosa, além de receber uma complementação alimentar para recuperar o peso e hidratação com soro caseiro.

Para o veterinário é muito provável que o animal fique com sequelas do atropelamento. “Quando o animal chegou ao Centro realizamos o Raio-X para avaliar o trauma e quando possível realizaremos outro para verificar como ficou a mandíbula. Quanto ao olho direito ainda tentaremos fazer a recuperação com anti-inflamatórios e antibióticos e, assim que possível, com infiltrações na região subconjuntival”.

A cirurgia foi realizada pela equipe do Centro, com apoio de médicos veterinários autônomos colaboradores e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Após a recuperação o animal deve seguir para um cativeiro.

(*) Com informações de Notícias MS

O procedimento inédito no Estado foi feito no dia 11 de abril e divulgado hoje (15) (Foto: Divulgação/Notícias MS)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.