23 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

Creches entram em recesso e pais ficam preocupados em onde deixar os filhos, enquanto trabalham

10/12/2014 16h48 – Atualizado em 10/12/2014 16h48

Creches entram em recesso e pais ficam preocupados em onde deixar os filhos, enquanto trabalham

Os centros infantis de Três Lagoas vão entrar em recesso de fim de ano e os pais terão dificuldades para conseguir deixar os filhos nesse período

Patricia Miranda

Uma das maiores preocupações de pais com relação aos filhos, principalmente no fim do ano, é com relação ao período de férias coletivas dos funcionários das unidades que cuidam das crianças, enquanto os responsáveis trabalham. Em Três Lagoas, são 16 CEI’s (Centro de Educação Infantil) que atendem esse público infantil e que vão paralisar o atendimento a partir do dia 17 próximo e só retornando em fevereiro do ano que vem.

A autônoma Silvana Mendes Monteiro diz que sempre está em viagem com o marido para comprar lingerie e revender. Eles têm uma filha de dois anos atendida pelo CEI Irmã Scheilla, no bairro Interlagos. Silvana é uma das mães preocupadas com a situação. “Eu e meu marido viajamos muito. Geralmente quando estamos na cidade meu marido leva a nossa filha e eu busco. Só que agora não sei o que farei no período de férias, acho que vou pagar alguém para ficar com ela”, disse.

Já o jardineiro Cícero Pedro Batista, que trabalha das 7h até as 15h30 e pega todos os dias o filho, disse que terá que analisar a situação. “Meu filho tem um ano e sete meses e há cinco meses está no CEI Irmã Scheilla. Fiquei sabendo pelos professores que haverá a colônia de férias; terei que ver com minha esposa essa possibilidade dele ir, caso contrário ele deverá ficar com alguém”, explicou Cícero.

COLÔNIA DE FÉRIAS

Nos Centros de Educação Infantil de Três Lagoas, são 5.373 crianças de zero a cinco anos matriculadas nos dois períodos (matutino e vespertino). E com a proximidade do período de recessos, os CEI’s terão suas atividades interrompidas.

A responsável pela inspeção escolar em Três Lagoas, Selma Ferreira, ao ser procurada pela reportagem do Perfil News, observou que o recesso terá início no dia 17 de dezembro e vai até 2 de fevereiro de 2015.

Selma Ferreira comentou que nesse período em que as crianças não estão nos CEI’s haverá em alguns locais colônias de férias, justamente para atender crianças cujos pais não têm com quem deixar seus filhos enquanto estão trabalhando. “Em Três Lagoas serão três CEI’s que estarão com a colônia de férias: CEI Irmã Sheilla, localizado no bairro Interlagos; CEI Lilian Márcia Dias, no bairro Santa Rita; e CEI Professor Neife de Souza Lima, no bairro JK”, elencou.

Em 2013, segundo Selma, aproximadamente 100 crianças participaram da colônia no período de férias.

O CEI Irmã Sheilla, será um dos locais que fará a colônia de férias com os pequenos. Atualmente há 230 crianças de zero a dois anos, é composta por Berçário, Maternal I, Maternal II e maternal III. Será diferente dos outros CEI na questão de fechamento, pois será somente dia 19 em razão de um projeto em que uma empresa doará brinquedos para as crianças. Atua em período integral, com horário das 6h30 até 18h.

Está marcada para hoje quarta-feira (10), no período matutino uma reunião com os diretores dos CEI’s, onde o principal assunto será sobre os possíveis dias em que ocorrerão as colônias.

Selma comentou que provavelmente os CEI’s que farão a colônia devem retornaram dia 7 de janeiro para a organização da chegada das crianças. O período de duração da colônia provavelmente será entre os dias 8 e 29 de janeiro.

É necessário que os responsáveis pelas crianças façam um registro do pedido para que as crianças frequentem a colônia de férias. “Nesse documento os pais poderão deixar especificado quais serão os horários que querem que as crianças fiquem no período que necessitarem”, finalizou.

Silvana Mendes Monteiro diz que provavelmente terá que pagar alguém para cuidar da filha. (Foto: Gabi Rufino)

O jardineiro Cícero Pedro Batista ficou preocupado com quem o seu filho ficará no período de férias. (Foto: Patrícia Miranda)

O CEI Irmã Scheilla será uma das creches que haverá colônia de férias. (Foto: Patrícia Miranda)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.