33.6 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Crianças entre 8 e 11 anos já podem se imunizar contra Covid-19 a partir de quarta-feira (19)

Após a vacinação, os profissionais de saúde solicitarão para que a criança permaneça no local em observação por cerca de 20 minutos

Com o recebimento de mais 730 doses de vacina contra Covid-19 do Ministério da Saúde, por meio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, a Secretaria Municipal de Três Lagoas (SMS) anuncia a ampliação da vacinação de crianças que, além dos grupos já anunciados, agora passa a imunizar indivíduos de 8 a 11 anos de idade.

Assim como já vem ocorrendo, a vacinação será na Clínica da Criança a partir desta quarta-feira (19) das 8h às 16h30 e, além de crianças de 5 a 11 anos com deficiência permanente ou com comorbidades e aqueles que convivem com familiar com comorbidades, agora todos que tenham entre 8 e 11 anos de idade podem se imunizar.

ATENÇÃO AO PERÍODO ENTRE-VACINAS

A SMS destaca que os pais ou responsável devem observar se a criança tem mais de 15 dias desde a última vacina que recebeu (rotina) para receber a imunização contra Covid-19. O mesmo deve ser observado caso a criança precise tomar outra vacina (rotina) após a vacinação contra covid-19, ou seja, deve ter mais de 15 dias.

APÓS A VACINAÇÃO

Após a vacinação, os profissionais de saúde solicitarão para que a criança permaneça no local em observação por cerca de 20 minutos, assim como é orientado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e Ministério da Saúde.

Além disso, o acompanhante da criança será informado das principais reações normais da vacina (que podem ser isoladas ou mais de uma), que são: dor, inchado e vermelhidão no local da aplicação, febre, fadiga, dor de cabeça, calafrios, mialgia (dor muscular) e artralgia (dor nas articulações). E, em caso de a criança apresentar dor repentina no peito, falta de ar ou palpitações após a vacina, deve ser levada ao médico.

IDENTIFICAÇÃO DA VACINA

A vacina para crianças é identificada por um frasco na cor laranja que contém uma dose de 0,2ml produzida pelo laboratório Pfizer que é a recomendada pelo Ministério da Saúde para atender à imunização da faixa etária.

CONTINUIDADE PARA CRIANÇAS COM COMORBIDADE OU DEFICIÊNCIA

Para se imunizar, a criança deve estar acompanhada dos pais ou responsável legal para que manifestem sua concordância com a vacinação. Em caso de ausência desses (pais ou responsável legal), a vacinação da criança deve ser autorizada (pelos pais ou responsável legal) por meio de um termo de assentimento que pode ser ACESSADO AQUI.

LISTA DE DEFICIÊNCIAS E COMORBIDADES

Abaixo, veja a lista de comorbidades consideradas de alto risco para o desenvolvimento de quadros graves da doença. O quadro vale tanto para familiares, quanto para crianças com comorbidade ou deficiência permanente.

SERVIÇO

A Clínica da Criança fica localizada à Rua Egídio Thomé com a Rua Etelvino Custódio de Queiroz.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.