26.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

CRÍTICAS INFUNDADAS

O titular do Caldeirão recebeu várias críticas por ter divulgado uma preocupante ocorrência de queda de energia no hospital Nossa Senhora Auxiliadora. O blecaute ocorreu na sexta-feira passada, por volta das 22 horas

Ricardo Ojeda

DENÚNCIAS

Na escuridão, algumas pacientes da maternidade entraram em contado com esse titular através do Messenger e do aplicativo WhatsApp denunciando a situação e ao mesmo tempo querendo saber o que havia ocorrido. 

SEM RESPOSTA

Diante dos fatos alegados entrei em contato com a assessoria de Comunicação por volta das 23hs17 de sexta-feira, porém não obtive resposta. Sendo assim divulguei o ocorrido, porém deixei espaço para a direção do hospital se manifestar, como também a Elektro.

E-MAIL

Na tarde de sábado, após as severas críticas de seguidores na página do Perfil News foi, a Elektro se manifestou, enviando via e-mail uma explicação da ocorrência, que segue no próximo box.

RESPONSABILIDADE DO HOSPITAL

A Elektro esclarece que a interrupção no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, em Três Lagoas, foi provocada por um defeito nas instalações internas da unidade, sem qualquer relação com a rede de distribuição de energia. Após ser informada de interrupção de energia, na sexta-feira (15), a empresa enviou imediatamente equipe ao local. Apesar de constatar que a manutenção seria de responsabilidade do hospital, a concessionária apoiou a equipe técnica da unidade de saúde no reparo da falha, restabelecendo a energia no local.

INFORMAÇÕES DOS PACIENTES

Infelizmente diante da situação, até este momento este colunista não recebeu nenhuma informação ou comunicado da direção do hospital falando do motivo que levou ao blecaute. Importante ressaltar que o Auxiliadora possui geradores, porém seu funcionamento só atendeu as UTI’s, centro cirúrgico e as máquinas de Hemodiálise. Essas informações foram repassadas pelos pacientes que reclamaram muito do calorão, devido terem sido impedidas de ligar os aparelhos de ar condicionando.

ESSE SABE DAS COISAS

Conversei com o amigo Hélio Morales Leal sobre essa situação, já que o mesmo por vários anos atuou como voluntário nas reformas e ampliação do hospital. Morales salientou que não conhece a realidade atual. Mas quando estava no comando das reformas, ele conversou com o competente eletricista Jesus. Foi notado que o quadro de distribuição central estava com muito aquecimento em função dos cabos de entrada.

FIAÇÃO DEFICITÁRIA

Preocupado com a situação Morales pediu ao empresário Wilson da WR a doação dos cabos indicados para a carga, já que a demanda estava crescendo. Wilson doou o material e o eletricista substituiu a fiação deficitária, além dos disjuntores. A questão de um blecaute iminente foi resolvida naquela ocasião, porém depois disso ele não soube mais da situação da rede elétrica daquela instituição.

MAIS UM ROTARY

Três Lagoas já não é uma pequena cidade, é um polo em franco crescimento e por isso as instituições e entidades para poder atender a demanda do município. Diante disso será fundada no próximo dia 23 de janeiro o Rotary Clube de Três Lagoas Costa Leste. O evento vai ocorrer no Souvenir Buffet, às 19 horas.

DIRETORIA PROVISÓRIA

Na mesma cerimônia será empossada a diretoria provisória que atuará até 29 de junho de 2021 será composta por: Noemy Uehara (Presidente), Djair Martinez (vice-presidente), Délia Villamayor Javorka (1º secretário), Elaine Geraldo Rodrigues (1º tesoureiro), Ednalva Costa dos Santos Gomes (administrador do clube), Alberto Ferreira de Oliveira (1º protocolo), Gilberto Uehara (Projetos e serviços e fundação rotária), Luciano Garcia Javorka (desenvolvimento do quadro associativo). 

FUNDADORES

Importante salientar que a diretoria provisória começou as tratativas com o Governador do Distrito 4470 Edilson Bigatao em outubro do ano passado. Ao todo serão empossados 28 companheiros escolhidos pela sua formação profissional, conduta ética, além de serviços voluntários já prestados à comunidade. O objetivo da nova entidade é continuar a servir através do Rotary Clube Costa Leste!

SIGILO QUEBRADO

O Ministério Público Federal solicitou ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) a quebra do sigilo telefônico dos conselheiros do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul; Waldir Neves Barbosa, Ronaldo Chadid e Osmar Domingos Jeronymo.

SÓ GENTE GRANDE

No mesmo processo movido pela Procuradoria Geral da República e MPF, foi solicitado pelo MPF a quebra do sigilo do empresário, João Alberto Krampe Amorin dos Santos, o João Amorin.

VELHO CONHECIDO

João Amorin é muito conhecido das autoridades do judiciário de MS devido ao seu envolvimento no esquema da Massa Asfáltica e a fraude do lixo em Campo Grande.

 ILUSTRE VISITANTE

Recebi nessa segunda-feira a visita de meu ilustre amigo Acir Murad Sobrinho, um grande profissional na área jurídica, principalmente em Bataguassu.  Acir é amigo de longa data, aliás de décadas! Seu conceito como advogado ultrapassa as divisas de Mato Grosso do Sul. Outro advogado, Alan Sampaio também o acompanhava.

DEU O QUE FALAR

Profissional de poucas palavras, mas quando empregadas são certeiras, sem erro. Infelizmente deu o que falar em Bataguassu um post de uma placa que ele fez na semana passada. Rendeu muitos comentários dos seus seguidores além de uma réplica do ex-prefeito, Pedro Arley Caravina.

CRÍTICAS INFUNDADAS

Galera, achei essa grama barata e vocês?

Esse foi o inocente comentário que o advogado fez (clique no link), porém em pouco tempo rendeu 88 curtidas e 47 comentários, alguns positivos, mas a maioria depreciativo em relação ao valor dispendido no plantio de grama, totalizando R$ 407.739,80 (quatrocentos e sete mil, setecentos e trinta e nove reais e oitenta centavos) investidos em grama no período de novembro de 2020 à dezembro de 2020.

IRRITADO

O ex-prefeito, talvez irritado pelos comentários dos seguidores, replicou de forma uma pouco ríspida ao advogado, (como segue no próximo box) que por sinal é seu vizinho. 

CRÍTICAS INFUNDADAS

REPLICANDO

O cidadão de bem tem o direito de fiscalizar os serviços e obras públicas e o gestor público o dever de prestar contas, porém, entendo que antes de postar algo que possa denegrir a imagem de qualquer pessoa, deve-se ao menos tomar conhecimento dos fatos. A placa em questão se refere a grama plantada em vários locais do município, inclusive no distrito de nova Porto XV, conforme documento anexo. Tenho 30 anos de vida pública e jamais sequer respondi a um processo. Qualquer dúvida sou seu vizinho, me procure e terei o prazer de esclarecer tudo sobre os 08 anos em que administrei Bataguassu.

GRANDE PROPORÇÃO

De acordo com o dinâmico causídico, a intenção da postagem da foto não foi essa, porém os comentários dos seguidores tomaram proporção que ele não esperava. Detalhe: Caravina pretende candidatar-se na próxima eleição a uma vaga na Assembleia Legislativa.

ESPECULAÇÕES

Diante desse burburinho todo atentei-me para a mensagem inserida na placa e percebi que não havia a quantidade de grama (metragem ou placas), daí o motivo que gerou especulações negativas.

TRÉPLICA

Fica aqui o espaço aberto para o ex-prefeito se posicionar sobre o tema. Mas, para adiantar segue na coluna o extrato do resultado da licitação para a aquisição da grama.

HABEMUS VACINA

É grande a expectativas dos sul-mato-grossense com a chegada da vacina CoronaVac, porém nem todos pretendem vacinar-se. Algumas pessoas têm um pouquinho de desconfiança do medicamento.

PRIMEIRA FASE

A prioridade na primeira fase da vacinação conforme prevê o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação é de alguns grupos como; trabalhadores da área da saúde, pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas, população idosa a partir dos 75 anos, indígenas e comunidades tradicionais ribeirinhas e quilombolas.

SEGUNDO E TERCEIRA FASE

Já na segunda fase será vacinada a população idosa em geral, de 60 a 74 anos, enquanto na terceira fase serão vacinados os moradores em situação de rua, pessoas com comorbidades (diabetes, hipertensão arterial grave, doenças pulmonares, renais e cardiovasculares, transplantados, com câncer ou obesidade grau III), trabalhadores da educação, pessoas com deficiência permanente severa, membros das forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema de privação de liberdade, trabalhadores do transporte coletivo, transportadores rodoviários de carga e a população carcerária.

EFICÁCIA

Conforme disse o diretor de pesquisa do Instituto Butantan, Ricardo Palácios, os estudos apontaram que a eficácia geral da vacina é de 50,38%. O dado foi obtivo com testes feitos em 12.508 voluntários no país, todos profissionais de saúde. Segundo Palácios, os profissionais de saúde foram escolhidos porque têm uma exposição maior ao vírus.

MORDOMIA AÉREA

Conforme publicado na coluna do jornalista Claudio Humberto, o presidente Bolsonaro denunciou o uso abusivo de aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) ao acusar o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, de usar jatinhos na campanha em favor do seu candidato à sucessão, Baleia Rossi.

ABUSO EM FIM DE MANDATO

Presidentes de Poder podem requisitar jatinhos da FAB, mas Maia usa a mordomia sem dó: 882 vezes desde que assumiu, segundo dados do Comando da Aeronáutica aos quais esta coluna teve acesso. Desde dezembro, mês que iniciou o recesso, foram 25 voos.

PÕE NA CONTA DO POVO

Ele realizou 140 voos com jatinhos da FAB em plena pandemia de 2020. Em 2019 foram 250; em 2018, 198. Em 2017, 211. E em 2016, 79.

MAIS MORDOMIAS

Além dos presidentes da Câmara, do Senado e do Supremo, ministros e comandantes militares têm direito de requerer jatos da FAB.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.