24.9 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de abril de 2024

Cuidados com o celular: como garantir mais vida útil ao aparelho

24/03/2016 09h46 – Atualizado em 24/03/2016 09h46

Por ser um bem de alto valor, entretanto, é preciso ter bastante cuidado para garantir que ele seja aproveitado por muito mais tempo

Assessoria

Os smartphones se tornaram os principais companheiros de qualquer pessoa. O crescimento no Brasil tem sido notado a cada dia, com a tecnologia tornando-se parte da realidade de milhares de pessoas.

Por ser um bem de alto valor, entretanto, é preciso ter bastante cuidado para garantir que ele seja aproveitado por muito mais tempo. Além disso, ficar um dia sequer sem eles já significa um grande transtorno para muita gente.
É pensando nisso que reunimos pequenas dicas de uso que facilitarão a vida dos donos de smartphone e farão com que ele permaneça novinho em folha por muito mais tempo. Assim, sua vida ganha mais praticidade e funcionalidade.

TEMPERATURA EXTREMA

Um dos fatores mais agravantes para esses aparelhos é seu uso em situações extremas. É o caso das temperaturas, que precisam estar amenas para não prejudicar seus mecanismos. Principalmente para a bateria, que sofre e acaba se desgastando com a exposição a determinadas temperaturas. Isso transparece justamente no tempo que ele permanecerá ligado. O ideal é que ele esteja sempre em ambientes com temperaturas entre 15º C e 30º C. Os danos podem ser permanentes, por isso é importante estar atento.

LIMPEZA

A limpeza deve ser frequente, garantindo que todos os mecanismos estejam operando de maneira perfeita. É pensando nisso que a poeira e sujeira devem ser retiradas com frequência.

Até mesmo para evitar que ele fique engordurado ou acabe tendo alguma entrada obstruída ou com mau contato. O indicado é limpar com pano seco e apenas poucas gotas de álcool para retirar a sujeira e a gordura.

CAPINHAS

Um dos principais cuidados e indicados por qualquer dono de smartphone é a compra das capinhas certas. Elas vão ser as melhores amigas e salvarão até mesmo no caso de pancadas e quedas de lugares mais altos. Isso porque a maioria deles funciona com a tecnologia touchscreen.

Ou seja, tudo é realizado na tela, que é sensível ao toque. Essa é uma das partes mais importantes para seu uso e tem alto valor no caso de algum defeito ou dano. Por isso, pesquise as melhores capinhas por aqui e garanta que seu celular esteja sempre protegido.

PELÍCULAS

Além das capinhas, a película tem sido o principal acessório no cuidado com os smartphones. Com a mesma preocupação quanto a tela, as películas permitem que a tela original não seja danificada. Mesmo com todo o cuidado do mundo, o smartphone fica exposto ao contato com diversas superfícies.

Até mesmo pequenos objetos na bolsa podem acabar riscando a tela e estragando seu aspecto e sua sensibilidade. Por isso, invista sempre nas películas, que podem ser encontradas em diferentes materiais. Elas ajudam a proteger até mesmo em casos de grande impacto, mantendo a tela intacta.

RISCOS

Proteger contra os riscos é uma das prioridades. Por isso, sempre certifique-se de que o celular está guardado e apoiado em um lugar seguro. E não somente na tela, os riscos podem aparecer em todas as partes do celular, causando um aspecto desagradável. A câmera, por exemplo, precisa de um cuidado extra. Para evitar os riscos, não coloque mais nada no bolso quando estiver carregando o celular. E, no caso da bolsa, opte sempre por uma capa protetora para evitar o contato. Tenha cuidado também com perfumes e produtos de beleza, que podem vazar e danificar o aparelho.

SOBRECARGA

O uso de carregadores de outras marcas ou não oficiais pode gerar problemas na bateria do smartphone. Há muitos casos de sobrecarga, que faz com que ele tenha alguns elementos internos danificados e até queimados. É pensando nisso que é preciso sempre carregar com os aparelhos certos, os originais de fábrica de cada marca. Na hora de emprestar, certifique-se de que o aparelho segue o mesmo modelo.

NÃO DEIXE DESCARREGAR

Diferentemente do que se acreditava no passado, as baterias mais modernas não podem ser totalmente descarregadas. Os modelos anteriores recomendavam que ela chegasse até o mínimo para então colocar o aparelho na tomada.

Entretanto, o que acontece atualmente é justamente o contrário. É possível carregar em qualquer momento do dia e com qualquer porcentagem de uso, sem prejudicar a vida útil e duração da bateria. Deixar o celular desligar por falta de energia que é algo reprovável. Por isso, sempre esteja atento e carregue quando for possível.

CUIDADOS NA PRAIA

Na hora de ir à praia, pense que o celular possui diversos elementos internos que são bastante sensíveis. É preciso tomar alguns cuidados extras com o ambiente da praia, principalmente pelo forte calor, o sol, a areia e até mesmo a maresia.

Muita gente recomenda deixar até mesmo o smartphone em casa para evitar os acidentes. Caso seja necessário levá-lo, invista em capas protetoras que cubram todo o aparelho e guarde sempre longe da incidência da luz solar.

CÂMERA

A câmera merece cuidados extras. Isso porque ela é um dos elementos mais sensíveis de toda sua estrutura. Tanto a lente, que não pode ser tocada ou limpa com superfícies mais ásperas, quanto sua própria estrutura.

Evite deixá-lo cair ou sofrer pancadas. Além disso, nunca aponte a câmera para uma fonte direta de luz, como uma lâmpada forte ou o sol. Isso faz com que seus sensores sejam danificados e pode até mesmo estragar o funcionamento correto desse dispositivo.

APPS

O uso de alguns apps pode também ajudar no aproveitamento do celular. Há disponíveis em diferentes sistemas, tanto Android quanto iOS ou Windows Phone, alguns programas que auxiliam nos cuidados. Um deles é o Cooler Master, que permite ter um controle mais preciso da temperatura do aparelho, especialmente no caso de baterias que esquentam muito.
Ele auxilia até mesmo a identificar os apps que estão contribuindo para esse aumento de calor. O CCleaner permite eliminar o gasto de memória desnecessário, excluindo arquivos inúteis e resquícios de apps.

E o Screen Off ajuda a usar menos o botão de liga e desliga, que é um dos primeiros a apresentar defeito por ser o mais usado. Tudo é feito por um ícone que aparece na tela e a economia pode chegar a 50%.

(*) Conversion

A limpeza deve ser frequente, garantindo que todos os mecanismos estejam operando de maneira perfeita. (Foto: Assessoria)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.