20.5 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Cultura convida população para prestigiar ensaio aberto da Orquestra de Violeiros

28/04/2015 15h23 – Atualizado em 28/04/2015 15h23

Ensaios acontecem todas as terças-feiras no Saguão da Antiga Prefeitura, em frente à Praça Senador Ramez Tebet, a partir das 19h

Assessoria

O Departamento Municipal de Cultura, por meio do Núcleo de Música, convida a população três-lagoense para prestigiar os ensaios abertos da Orquestra de Violeiros de Três Lagoas que acontecem todas as terças-feiras no Saguão da Antiga Prefeitura, em frente à Praça Senador Ramez Tebet, a partir das 19h.

Atualmente, a orquestra conta com 25 violeiros, um acordeonista e 10 cantoras que são regidos pela musicista, professora e coordenadora de projetos musicais e cultura popular da Prefeitura de Três Lagoas, Cidinha Mariano. As músicas ensaiadas são preferencialmente caipiras de raiz, como Délio e Delinha, Alvarenga e Ranchinho e Tonico e Tinoco.

A maestrina Cidinha Mariano ressalta uma frase de Mário de Andrade para ressaltar a importância da orquestra. “Nada melhor que as tradições para retemperar a saúde de nossa alma brasileira”.

“É muito gratificante pra nós do Departamento de Cultura apoiarmos iniciativas como essa que objetivam manter viva a verdadeira música sertaneja, a autêntica moda de viola que fala da vida simples do campo e, são a base de nossa identidade cultural”, salientou a diretora de Cultura, Vickie Vituri.

HISTÓRIA

Fundada em outubro de 1995, a Orquestra de Violeiros de Três lagoas desenvolve importante trabalho de recuperação e preservação das raízes culturais sul-mato-grossenses, bem como a divulgação das potencialidades culturais do Município. Ela nasceu em uma roda de amigos formada esporadicamente para tocar suas violas e violões.

A orquestra já participou de apresentações e difusões televisivas e radiofônicas de âmbito regional e nacional; de aberturas de shows de importantes nomes da música brasileira como Sérgio Reis e Almir Sater.

Apresentou-se em cidades do estado de São Paulo, Distrito Federal, Minas Gerais e Goiás e em 15 cidades do Mato Grosso do Sul. Participou de eventos como o I Seminário Nacional de Viola Caipira, em Belo Horizonte – MG; Revelando Grandes Lagos, em Ilha Solteira-SP; e várias edições da Expogrande, em Campo Grande.

Em abril de 2009, a orquestra participou da gravação do “Estância no Alto da Serra”, programa de música sertaneja televisionado pelo Canal Rural.

Em 2014 participou do Projeto Música no Hospital, quando percorreu corredores do Hospital Auxiliadora cantando e levando um alento para enfermos e parentes.

Nos últimos anos participou da abertura da Exposição Rural de Paranaíba (Expopar) e na Exposição Rural de Três Lagoas e em várias cidades do Bolsão, levando sempre um repertório de música sertaneja raiz.

No último dia 01 de abril foi publicado no Diário Oficial dos Municípios a Lei Municipal nº 2.812, de 25 de março de 2015, que tornou a Associação dos Violeiros de Três Lagoas utilidade pública municipal.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Três Lagoas

Atualmente, a orquestra conta com 25 violeiros, um acordeonista e 10 cantoras que são regidos pela musicista, professora e coordenadora de projetos musicais e cultura popular da Prefeitura de Três Lagoas, Cidinha Mariano.  Foto: Assessoria

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.