24.9 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de abril de 2024

Cultura encerra inscrições para o Curso “O Cinema e Seus Signos” na próxima sexta-feira

18/08/2014 11h37 – Atualizado em 18/08/2014 11h37

O novo curso será oferecido gratuitamente à população entre os dias 25 e 29 de agosto, no Centro Cultural “Professora Irene Marques Alexandria”

Da Redação

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio do Departamento Municipal de Cultura, através do Núcleo de Audiovisual, informa que continuam abertas as inscrições para o Curso “O Cinema e Seus Signos”, das 9h às 13h, no Departamento de Cultura até o dia 22 de agosto.

O curso será de 25 a 29 de agosto, das 18h às 21h, no Centro Cultural “Professora Irene Marques Alexandria”, com carga horária de 15h, para profissionais que já atuam na área do audiovisual, universitários e alunos acima de 16 anos com desenvoltura para leitura.

OBJETIVOS

A sociedade contemporânea se torna cada dia mais e mais visual, o que torna o cinema um produto cultural de grande importância. Além de entretenimento, o cinema representa um fantástico potencial de aprendizado para qualquer tipo de público, uma ferramenta de trabalho para professores trabalharem temas difíceis em sala de aula.

É tarefa do professor fazer dessa prática uma experiência rica, lúdica e sedutora e, também delimitar os procedimentos básicos para analisar um filme e buscar alternativas de atividades com sugestões de título e de abordagens por disciplina ou por temas transversais.

O curso tem como finalidade apresentar o cinema como ferramenta de Comunicação, despertando aptidões para trabalhar temas diversificados de maneira eficaz e com linguagens específicas; desenvolver temas como a origem do cinema e como produtores inserem códigos significativos, que imprimem significados, ora subliminares, ora de recursos de linguagem, que constroem a força das imagens em relação aos filmes, mesmo alguns que se destituem de cenários.

Para a Diretora do Departamento de Cultura, Vickie Vituri, “além de todos estes aspectos, é importante salientar que o cinema é uma atividade rentável, que pode se transformar em profissão. Daí também nosso interesse em apoiar cursos e oficinas relacionados ao tema”.

CONTEÚDO

Durante o curso serão desenvolvidos os seguintes módulos:

  • A Origem do Cinema

  • Como assistir filmes de uma forma diferenciada

  • Como reconhecer códigos e simbolismos nos filmes

  • Psicanálise e cinema

De acordo com Cadu Modesto, coordenador do Núcleo de Audiovisual durante o curso será realizado oficina sobre como usar o cinema em sala de aula como ferramenta de comunicação, aspectos da comunicação humana (verbal e não verbal), desenvolver a relação Cinema/Comunicação/Educação e elementos para construção de textos e mensagens.

O MINISTRANTE

Givago Oliveira é produtor cultura, pré-mestrando em Gênero e Semiótica pela PUC/SP. Tem estudado “Não lugares” desde a graduação, trabalha com difusão e arte terapia usando o cinema como ferramenta de articulação.

Está na finalização de seu primeiro longa “T´amo na Rodoviária”, um documentário de processo rodado nas dependências do prédio da antiga rodoviária de Campo Grande. Ele montou um coletivo artístico para ocupação e revitalização da mesma região. Trabalhou em grandes empresas como MTV e O2.

Ministra desde 2005, palestras audiovisuais educativas, com foco em temas empresariais, filosóficos e psicanalíticos. Com um olhar epistemológico desperta no público o interesse em construir um olhar mais crítico frente às questões diárias de sócio relacionamento.

(*) Com informações de Assecom Prefeitura de Três Lagoas

O curso será de 25 a 29 de agosto, das 18h às 21h, no Centro Cultural “Professora Irene Marques Alexandria”, com carga horária de 15h (Foto: Divulgação/Assecom)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.