18/09/2018 10h12

Capacitação é promovida pela Secretaria Estadual de Saúde

Redação

A Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, está realizando curso de “Emergência por Agente Químico, Biológico, Radiológico e Nuclear – QBRN”, desde o início da tarde desta segunda-feira (17), no salão de eventos do DRUDS-Hotel, no Jardim Alvorada.

Estão participando do curso, que terá apresentações de conhecimentos teóricos e práticos até sexta-feira (21), representantes do Corpo de Bombeiros de Campo Grande, Coxim, Bataguassu e Três Lagoas, assim como representantes do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), coordenação estadual e municipal de Defesa Civil, Polícia Militar Ambiental (PMA), Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA), Diretoria de Trânsito da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA), Hospital Nossa Senhora Auxiliadora e profissionais da SMS de Três Lagoas que atuam nas seguintes áreas: Vigilância em Saúde e Saneamento, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA-24 horas).

O curso, oficialmente aberto ao som do Hino Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul, está sendo ministrado sob a responsabilidade da Gerência Técnica Estadual do VIGIDESASTRES da Coordenadoria Estadual de Vigilância em Saúde Ambiental (CVA) da Secretaria Estadual de Saúde (SES/MS), com a participação de profissionais de diversas áreas da Saúde Pública.

A secretária de Saúde de Três Lagoas, Angelina Zuque, prestigiou a abertura do curso, destacando a importância desta capacitação para Três Lagoas e cidades da Região.

“O desenvolvimento da Cidade também traz junto uma série de problemas e riscos, porque Três Lagoas possui grandes indústrias e é também uma das principais rotas de entrada de transporte de variados produtos, que oferecem risco à saúde”, observou.

“É com alegria que recebemos todos os parceiros que aqui estão”, disse Angelina Zuque ao dirigir-se, especialmente ao coordenador estadual de Vigilância em Saúde Ambiental e do Centro Integrado de Vigilância Toxicológica (CIVITOX) da Secretaria Estadual de Saúde (SES), engenheiro sanitarista e ambiental, Karyston Adriel Machado da Costa, e aos representantes da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, agente Sandoval Leonardo Júnior e o gerente administrativo, subtenente Walter Antunes de Oliveira.

“Só conseguimos esta parceria e acreditamos nos eficientes resultados, porque, em Três Lagoas existe e percebemos uma notável integração dos vários setores, necessários a atuarem em situações que iremos abordar neste curso”, ressaltou o engenheiro Karyston.

(*) treslagoas.ms.gov.br

Capacitação é promovida pela Secretaria Estadual de Saúde, por meio da Comissão Técnica Estadual do Vigidesastres, com o apoio da SMS

Evento foi oficialmente aberto com o Hino de Mato Grosso do Sul

Bombeiros de Campo Grande, Bataguassu, Coxim e Três Lagoas participam do curso

Comentários