28.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Curta de MS que debate homofobia é disponibilizado para o grande público pelo YouTube

27/06/2017 15h17

Apresentação no Museu da Imagem e do Som em Campo Grande vai marcar a inclusão do fime na plataforma de vídeos

Redação

O curta sul-mato-grossense “O Florista”, lançado em 2012 e que foi exibido em vários festivais e ganhou muitos prêmios no Brasil e no mundo, ao discutir questões sociais como homofobia, crime, justiça e comportamento, será disponibilizado para o grande público por meio do YouTube, a partir da noite desta quarta-feira (28).

Uma apresentação do filme no Museu da Imagem e do Som, em Campo Grande, às 19h, vai marcar a inclusão do curta na plataforma de vídeos. Após a exibição, será promovido um debate sobre crimes, homofobia e justiça, com autoridades do cinema e representantes da cultura e movimentos LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais).
“Quando foi lançado, o filme tinha o objetivo de levantar questões sociais. Hoje, cinco anos depois, ainda acompanhamos casos de homofobia, crimes e barbáries escondidas por um falso senso de justiça e o aumento constante da falta de respeito ao próximo. Acredito que o curta seja uma boa ferramenta de reflexão e debate sobre o atual cenário da sociedade”, avalia Filipi Silveira, que além de atuar, assina a direção e roteiro do filme.
“O filme foi realizado de forma independente, mas mostrou que Mato Grosso do Sul, tem bons profissionais na área audiovisual. Fora do Estado recebemos ótimos feedbacks sobre o filme”, avalia a produtora Rose Borges que também assinou a direção de arte.

O curta tem 18 minutos e foi todo produzido em Campo Grande. Apresenta em um único encontro, histórias paralelas que se iniciam em um ato homofóbico. “Passa por crueldade e pela ideia de que com as próprias mãos, um cidadão tem o direito de eliminar as pragas existentes neste belo jardim que é o mundo, segundo a metáfora que pouco a pouco é desvendada na trama”, aponta a produtora.

Segundo a produção e a direção, o livre acesso da obra tem por objetivo promover o debate sobre a violência gratuita diariamente registrada no país e a escolha da data para esse lançamento é devido o Mês do Orgulho LGBT.

Reconhecimento

“O Florista” coleciona prêmios e indicações. Foi a única produção sul-mato-grossense a participar do Festival de Cannes neste caso no segmento Short Film Corner. Foi indicado no primeiro turno do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Conquistou o prêmio de melhor curta-metragem no FestCine em 2013; também ganhou o prêmio de Melhor Diretor no Curta Cabo Frio em 2013; recebeu o prêmio de melhor curta-metragem por Júri Popular e melhor trilha sonora no 9º Encontro de Cinema e Vídeo dos Sertões em 2014.

Também participou do Festival América do Sul; do Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro (Curta Cinema); do Curta Cabo Frio; do Festival Internacional de Cinema Fantástico (Fantaspoa); Festival Nacional de Cinema de Petrópolis e do Festival de Cinema de Anápolis, entre outros. O filme também representou o Brasil em festivais que ocorreram nos Estados Unidos, México, França, Polônia, Argentina e Austrália.

Serviço

Disponibilização ao grande público do curta “O Florista”

Local: Museu da Imagem e do Som – avenida, Fernando Corrêa da Costa, 559 – 3º andar

Data: 28 de Junho de 2017

Horário: 19h (de MS)

Entrada: Gratuita

(*) G1.Com

Lizandra Sampaio em cena do curta-metragem “O Florista” (Foto: Cerrado's Filmes/Divulgação)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.