23 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

Dengue pode ser transmitida durante o sexo, diz estudo

06/05/2018 00h53

Redação

Um estudo do Instituto Nacional para Doenças Infecciosas Lazzaro Spallanzani (Inmi), com sede em Roma, na Itália, indicou que o vírus da dengue também pode ser transmitido por via sexual. A pesquisa da entidade, divulgada na publicação médica europeia “Eurosurveillance”, detectou a presença do vírus no líquido seminal de um italiano de 50 anos curado da dengue contraída em uma viagem à Tailândia.

Os testes ocorreram no laboratório de virologia do instituto, mediante técnicas de biologia molecular, em janeiro de 2018, nove dias após o diagnóstico de dengue no paciente. O estudo revelou que o vírus permanece em replicação ativa no líquido seminal até 37 dias depois do surgimento dos primeiros sintomas.
Ainda não havia sido comprovada a hipótese de contaminação da dengue por via sexual, ao contrário do vírus zika. “O Inmi está empenhado em estudar patologias e vírus emergentes, como chikungunya, dengue e zika. Nos esforçamos para compreender por quanto tempo os pacientes permanecem positivos ao vírus após sua recuperação”, explicou o diretor científico do instituto, Giuseppe Ippolito.

Até o início de abril, o Brasil havia registrado 81.141 casos prováveis de dengue, sendo 31.071 no Centro-Oeste, 27.087 no Sudeste; 13.821 no Nordeste, 6.909 no Norte e 2.253 no Sul. Os dados são do último Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde.

(*) UOL

Dengue pode ser transmitida durante o sexo, diz estudo

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.