21.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Dentistas e auxiliares de saúde bucal de Três Lagoas atualizam conhecimentos

09/03/2018 22h15

Duas palestras foram promovidas pelo Conselho Regional de Odontologia, atendendo ao convite da Secretaria Municipal de Saúde

Redação

Profissionais da Saúde Bucal de Três Lagoas, ou seja, dentistas e auxiliares participaram de duas palestras na Câmara Municipal, no período da tarde desta sexta-feira (9).

Foram palestras, promovidas pelo Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul (CRO/MS), através da Delegacia Regional do Bolsão, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio da Coordenação de Saúde Bucal.

Para os dentistas foi proferida palestra sobre a “Odontopediatria na Saúde Pública”, no recinto do Plenário da Câmara Municipal, a cargo da professora e doutora Ana Paula Pinto de Souza.

Professora na Uniderp, em Campo Grande, Ana Paula é também dentista e especialista em odontopediatria. Na sua exposição, ela falou da necessidade dos profissionais da saúde bucal usarem os recursos da Psicologia no atendimento à criança, notadamente, para a solução de algumas questões aparentemente simples, como o choro e a presença ou não da mãe na hora dos procedimentos odontológicos.

Simultaneamente, no Plenarinho da Câmara, auxiliares de saúde bucal participaram de palestra, proferida pela cirurgiã-dentista e professora, Juliana Frigeri, também de Campo Grande, coordenadora do Curso ASB (Auxiliares de Saúde Bucal) da Associação Brasileira de Odontologia – ABO/MS.

A professora Juliana abordou a temática da “Ergonomia e Biossegurança”, aplicadas no ambiente de trabalho odontológico.

Nessa ampla temática, ‘iremos dar destaque à segurança do paciente, do dentista e de toda a equipe de trabalho”, comentou Juliana Frigeri.

“Falaremos também da racionalização do trabalho odontológico, da disposição adequada e funcional dos equipamentos e até da questão postural dos profissionais da saúde bucal”, antecipou a palestrante.

Como informou, na abertura de cada uma das duas palestras, a dentista e conselheira do CRO/MS, Silvânia da Silva Silvestre, é a SMS, por meio da Coordenação de Saúde Bucal que escolhe a temática das capacitações, “dependendo das principais necessidades de atualização de conhecimentos”, disse.

“Essa capacitação é muito importante. E é por isso que a Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas vem promovendo, periodicamente, o que chamamos de educação continuada”, comentou a coordenadora de Saúde Bucal da SMS, dentista Acácia Barreto Gimenez.

(*) Diretoria de Comunicação Social da Prefeitura de Três Lagoas

(Fotos: Divulgação)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.