32.8 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de abril de 2024

Departamento de Juventude se reúne com representantes de Escolas

23/04/2014 15h33 – Atualizado em 23/04/2014 15h33

Na pauta da reunião estavam orientações sobre elaboração de projetos, criação de grêmios estudantis, entrega do Estatuto da Juventude, apresentação da equipe do Departamento de Juventude e ações previstas para 2014

Da Redação

A Secretaria Municipal de Esportes, Juventude e Lazer – Sejuvel, por meio do Departamento de Juventude, promoveu reunião na manhã desta quarta-feira (23), no recinto do Plenário Legislativo “Toninho do Arapuá”, popularmente conhecido como “Plenarinho” da Câmara Municipal, com representantes de Escolas de Três Lagoas.

Na pauta da reunião constavam orientações sobre elaboração de projetos, criação de grêmios estudantis, entrega do Estatuto da Juventude, apresentação da equipe do Departamento de Juventude e ações previstas para 2014.

Segundo o diretor de Juventude, Breno César Vitório Gonçalves, as reuniões também têm a finalidade de auxiliar diretores, professores e representantes das unidades escolares da rede pública municipal, estadual e particular, no trabalho desenvolvido nas escolas com a participação dos alunos em relação a diversos temas, como direitos e deveres dos discentes, atuação dos grêmios, levantamento das necessidades de cada escola e possíveis soluções de problemas.

GRÊMIO ESTUDANTIL

O grêmio estudantil é a associação representativa dos estudantes. Sua existência é garantida por Lei, mas sua fundação não deve corresponder ao cumprimento exclusivo de uma obrigação legal. Ao contrário, o grêmio deve existir como um princípio e conteúdo pedagógico, compondo o currículo escolar, sendo uma experiência política teórica e prática de exercício de cidadania, formação de cultura cívica e estabelecimento de uma rede de capital social na escola.

Dentre as propostas de atuação para o grêmio estudantil apresentadas pelo Departamento de Juventude estão ações sociais, culturais, esportivas, além de palestras, debates e manifestações sobre política, campanhas a favor da Cultura de Paz, parcerias com grêmios de outras escolas e atividades relacionadas à Comunicação como a criação da Rádio Escolar, jornal dos alunos, entre outras.

Na reunião, os representantes das escolas também receberam orientações passo a passo de como se organizar um grêmio e um exemplo de como elaborar o estatuto e sua importância.

PARCERIA

Para a coordenadora da Escola Municipal “Professora Maria Eulália Vieira”, Arlinda Montalvão de Oliveira, esse tipo de trabalho contribui para “a própria valorização do estudante enquanto cidadão, reconhecendo seus direitos e deveres, além de terem mais autonomia e conhecimentos sobre as oportunidades de entretenimento e inserção ao mercado de trabalho, por exemplo”, destacou.

Arlinda contou ainda que a Escola tem um projeto de rádio e atividades de teatro. O resultado dessas ações foi a encenação de uma peça teatral sobre a Paixão de Cristo, com a participação dos alunos.

Também participaram da reunião a técnica de Educação Física do Departamento Pedagógico da SEMEC, Inozemar de Souza Fraga, e a auxiliar de Educação Física, Joice Monique, e a equipe do Departamento de Juventude da Sejuvel.

(*) Com informações de Assessoria de Imprensa

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.