23.4 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

Descarte correto de pneus auxilia no combate aos focos de Dengue

De criadouro de mosquito a material para indústria e artesanato: veja como descartar corretamente pneus usados em Três Lagoas e dar, novamente, utilidade a esses itens

Pneus velhos têm sido uma das preocupações dos setores de saúde, principalmente, em relação à dengue. Reservatório de água para o mosquito transmissor, os pneus devem ser descartados em lugar adequado para não virar um problema de saúde pública.

Em Três Lagoas esse lugar é o Ecoponto de Pneus. Com aproximadamente 4.500 unidades estocadas em um barracão próprio, o Ecoponto passou recentemente por uma reorganização para facilitar o recebimento e descarga por parte das empresas.

“Fizemos a separação por tipo e estado de pneu, deixando em ordem de fileiras trançadas, e assim, conseguimos incentivar o mesmo método e zelo àqueles que vêm deixar suas cargas, evitando acúmulo de água e otimizando o espaço do barracão”, explicou servidora da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio, Deise José da Silva, uma das responsáveis pela reorganização.

Descarte correto de pneus auxilia no combate aos focos de Dengue
Foto: Divulgação

Pneus ganham utilidade na indústria e artesanato

A engenheira ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA), Nayara Gomes, destaca que o Ecoponto recebe uma média de 24 toneladas de pneus por mês. Segundo ela, o material pode ser aproveitado na geração de energia para indústria de cimento, composição de massa asfáltica e artesanato sem fins lucrativos.

Criadouro de dengue

De acordo com o coordenador de Endemias, Alcides Ferreira, a cada ação realizada nos bairros, as equipes recolhem uma média de 700 pneus.

“Infelizmente, muitos ainda não têm a consciência de que pneus podem acumular água e ser criadouros do mosquito do aedes aegypti. Para evitar a proliferação, acabamos por recolher e levar ao Ecoponto, mesmo não sendo de nossa obrigação”, explica.

Alcides pondera que, o Setor de Endemias não tem a obrigação de fazer o serviço de recolhimento. Neste caso, o morador é quem deve encaminhar o pneu inservível para o Ecoponto.

“Este recolhimento é feito de forma a integrar as ações de combate à dengue, porém, este dever é responsabilidade do próprio morador. Caso haja um acordo com o proprietário, existe a possibilidade de deixar o pneu em uma borracharia, já que este setor sempre encaminha os inservíveis ao Ecoponto”.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.