33.6 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Descoberto estatuto do CRBC, facção inimiga do PCC

19/09/2002 09h11 – Atualizado em 19/09/2002 09h11

“Onde quer que o CRBC esteja não poderão existir integrante do PCC (sic).” Assim é o 7º artigo do estatuto da facção Comando Revolucionário Brasileiro da Criminalidade. O documento foi encontrado durante uma blitz de rotina realizada na noite da última segunda-feira por agentes penitenciários no Centro de Detenção Provisória 1 do Belém (zona leste da capital).

Surgido em 1999, o CRBC se autonomeia “oposição” ao PCC e já protagonizou rebeliões sangrentas, como a ocorrida em maio deste ano, no CDP 1 de Guarulhos. O motim teve sete mortos, todos membros do CDL (Comando Democrático da Liberdade), facção da qual também é inimiga.

Segundo o promotor Roberto Porto, do Gaeco (Grupo de Atuação Especial e Repressão ao Crime Organizado), que investiga o crime organizado dentro de presídios, das facções existentes, o CRBC é considerada a com menor número de adeptos, sendo que a maioria se concentra no CDP 1 de Guarulhos. Nos demais presídios, seus membros seriam obrigados a viver no “seguro”_ala onde ficam detentos jurados de morte, como os estupradores.

No estatuto, no entanto, há uma lista de nove presídios do Estado chamados de “campo favorável”, ou seja, locais dominados pela facção. Entre eles, o CDP 1 de Guarulhos, a penitenciária 1 de Andradina e a 1 de Presidente Venceslau.

O CDP 1 do Belém, onde foi encontrado o documento, seria uma prisão dominada pelo PCC, onde, portanto, os presos do CRBC são obrigados a ficar no “seguro”. Além do estatuto, ainda foram encontrados na blitz celulares e facas.

O “documento” tem 18 artigos. No 13º fica clara a punição aos “traidores”: “O CRBC não dará oportunidade para casos de traição ou falha para com membros do CRBC tendo a pena prevista para este caso a execução sumária (sic)”.

Fonte: Agora São Paulo

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.