06/05/2016 16h42 – Atualizado em 06/05/2016 16h42

As lavadoras são diversificadas e atendem às necessidades dos consumidores

Assessoria

Design moderno ou vintage, modelos mais compactos, funções que proporcionam ainda mais facilidades e muitas outras características fazem da máquina de lavar roupas um eletrodoméstico indispensável em uma casa.

Com o avanço tecnológico, os tipos de lavadoras são diversificados, atendendo exatamente às suas necessidades, mas como escolher a mais ideal? Confira algumas características que devem ser levadas em consideração!

CAPACIDADE

Um dos primeiros itens que requerem atenção, a capacidade deste eletrodoméstico é essencial para definir se ela consegue atender ou não às necessidades da sua casa. As minilavadoras são perfeitas para quem mora sozinho e está em busca de economia de espaço.

Além de ser compacta, há a opção das máquinas de 6 kg, que trazem tecnologia de ponta e maior facilidade ao seu dia a dia.

As lavadoras que suportam de 7 kg a 9 kg são mais indicadas para residências com dois moradores, enquanto as que marcam capacidade entre 10 kg e 11 kg podem ser indicadas para locais onde moram três pessoas, ou até mais, dependendo de suas funções e características. Para residências com 4 ou mais pessoas, os modelos que suportam a partir de 12 kg são os melhores.

SISTEMAS DE FUNCIONAMENTO

As máquinas automáticas, no geral, realizam todo o procedimento, desde a lavagem até a centrífuga ou secagem, sem necessitar da intervenção manual. Não é necessário supervisionar em qual ciclo ele se encontra. Uma vantagem é que os modelos mais modernos possuem aquecimento de água, o que permite a limpeza profunda de peças sujas.

Enquanto isso, as máquinas semiautomáticas apresentam menos funções, deixando todo o processo de lavagem mais dependente da intervenção manual. Desta maneira, é essencial que você acompanhe todas as etapas de lavagem a fim de ajudar na higienização completa das suas roupas.

FUNÇÕES

As lavadoras mais modernas contam com a função lava e seca, que além de fazer a atividade básica é capaz de secar todas as peças contidas em seu interior, sendo a opção mais indicada para residências menores. Assim, o varal não se faz necessário, de mesma maneira que não é preciso investir em uma máquina secadora.

Muitas máquinas contam, também, com a função amaciante. Com ela, as roupas podem ficar imersas por até 12 horas sob a água e o amaciante da sua preferência, deixando um cheiro agradável e um toque mais suave. Enquanto isso, a chamada função inteligente consegue combinar exatamente a quantidade de roupas com o nível de água, o tempo de lavagem e a centrifugação.

CONSUMO DE ENERGIA

É interessante pensar no custo-benefício de todos os produtos que você for comprar e com a máquina de lavar não é diferente. Economizar água, energia e os produtos utilizados para a limpeza se torna essencial para o seu bolso, por isso é necessário ficar atento às especificações dos produtos.

A Etiqueta Nacional de Conservação (ENCE), que vem com o eletrodoméstico, tem faixas de A a E, sendo a primeira mais econômica e a última, menos. Para receber o selo Procel de Economia de Energia, o produto precisa estar na faixa A, o que significa que ele consome menos energia elétrica, mas não deixa de ser eficiente.

(*) Conversion

É interessante pensar no custo-benefício de todos os produtos que você for comprar e com a máquina de lavar não é diferente. (Foto: Assessoria)

Comentários