26.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Destaque na Europa, pesquisador da UEMS desenvolve monitoramento de plantas

08/05/2013 15h29 – Atualizado em 08/05/2013 15h29

Destaque na Europa, pesquisador da UEMS desenvolve tecnologia de monitoramento de plantas

Da Redação

Uma pesquisa desenvolvida pelo professor da UEMS, Armando Cirilo, está entre os destaques do International Journal of Modern Botany, um dos mais respeitados espaços de divulgação científica na Europa. Para o pesquisador, que nesse momento realiza pós-doutorado na Inglaterra, o reconhecimento internacional de sua pesquisa mostra a importância da UEMS para o desenvolvimento de conhecimento de ponta no Estado, no sentido de desenvolver pesquisas que possam trazer grandes contribuições para os setores da agricultura e pecuária.

O trabalho de Cirilo consiste em propor uma tecnologia capaz de monitorar o desenvolvimento de plantas. Através de uma célula fototérmica, dispositivo inventado para medir a perda de energia das plantas, o pesquisador monitorou mudas de pitanga e eucalipto, submetidas a uma condição normal (abastecimento de água e nutrientes adequado), e outra a stress hídrico, ou seja, com baixos níveis de água.

Os resultados da pesquisa mostraram que, com a célula fototérmica, é possível fazer o monitoramento contínuo e em tempo real de perdas fotoquímicas da planta por um período de dias, semanas e até meses. Isso pode trazer diversos benefícios para a agricultura, como explica o pesquisador: “Com a medida da perda fotoquímica é possível fazer um monitoramento em tempo real do comportamento da planta e de forma precisa saber a necessidade da quantidade de água na planta e de outros nutrientes” diz Cirilo. Ele lembra ainda que a técnica pode ser utilizada em qualquer outra espécie de cultura, como na soja e na cana, culturas determinantes para a economia de MS, além do cultivo do eucaliptos, citros e de hortaliças.

(*) Com informações de Assecom UEMS

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.