19.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Detran retoma programa de segurança de pedestres em maio

19/04/2013 16h32 – Atualizado em 19/04/2013 16h32

Da Redação

De 6 a 12 de maio, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) retoma o “Programa Pedestre, eu cuido!”, em parceria com a Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (Ciptran), a Agência Municipal de Trânsito (Agetran) e demais membroS do GGIT.

Partindo da análise das etapas anteriores do programa, técnicos do Detran-MS verificaram a necessidade de orientar e incentivar os pedestres a usarem o gesto de estender a mão para atravessar em segurança. “Nós visualizamos situações em que o pedestre atravessa próximo, mas não em cima da faixa, não faz o gesto demonstrando a intenção de atravessar e não espera os carros pararem para atravessar em segurança. Esse comportamento de risco é que vamos tentar modificar”, afirma a diretora de Habilitação de Educação de Trânsito do Detran-MS, Elizabeth Félix da Silva.

Nesta etapa, a conscientização será de forma diferente. Técnicos do Detran-MS e da Agetran estarão descaracterizados em diferentes pontos da cidade, mostrando e incentivando as pessoas a atravessarem de maneira segura. “Queremos que as pessoas vejam os técnicos do Detran fazendo a travessia de maneira segura e façam igual. Isso porque percebemos que as pessoas têm receio de tentar a travessia segura”, explica o assessor de psicologia da Educação do Detran-MS, Renan Soares Junior. Paralelo a essa ação, haverá a fiscalização para o cumprimento da lei e o respeito ao pedestre. A Ciptran fará Blitz em pontos diferentes dos locais da abordagem de orientação.

SEMANA DE SEGURANÇA DE PEDESTRES

Essa nova etapa do “Pedestre, eu cuido!” será realizada durante a Segunda Semana da Segurança Viária Global, de 6 a 12 de maio, proclamada pela ONU. A Semana vai chamar a atenção para a necessidade urgente de proteger melhor os pedestres em todo o mundo, gerar ação sobre as medidas necessárias para fazê-lo e contribuir para alcançar o objetivo da Década de Ação para Segurança Viária 2011-2020.

PARTICIPAÇÃO DA POPULAÇÃO

A população de Campo Grande pode ajudar na escolha dos pontos onde serão realizadas as intervenções de orientação e fiscalização. As sugestões podem ser feitas através da página do Detran-MS no Facebook, www.facebook.com.br/detranmsoficial.

(*) Com informações de Notícias MS

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.