22.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Direção do Viracopos garante segurança para frequentadores

30/01/2013 18h28 – Atualizado em 30/01/2013 18h28

Casa noturna possui um total de 10 metros de saída de emergência

Anos antes da tragédia que abalou o Brasil, empresário de entretenimento já estava prevenido em proporcionar segurança aos frequentadores

Ricardo Ojeda e Ricardo Mendes Silva

Uma onda de fiscalizações em casas noturnas se disseminou por prefeituras e órgãos competentes de todo o país, alarmadas pelo incêndio que deixou mais de 233 mortos, na maioria jovens, (em uma boate na cidade gaúcha de Santa Maria), durante show de uma banda na madrugada de domingo.

Com toda essa polêmica o Perfil News entrou em contato com o empresário Rodrigo Falco, proprietário de uma das principais casas noturna de Três Lagoas e região. Falco recebeu a reportagem para mostrar que seu estabelecimento está conforme as normas de segurança exigidas pelo Corpo de Bombeiros.

POINT

A casa é um dos principais locais frequentados pelos jovens da cidade e região, sendo o “point” preferido dos universitários que apreciam a música sertaneja.

Com capacidade para receber 800 pessoas, a casa noturna possui área externa para fumantes, um item que pode considerar como fator de segurança. A reportagem do Perfil News visitou o local e constatou que existem no estabelecimento quatro locais de saída de emergência; sendo 2 portas de 3,5 metros e duas de 2 metros, somando mais de 10 metros de ponto de evacuação numa ocorrência emergencial.

ADEQUAÇÕES

O proprietário afirmou que sempre privou pela segurança dos seus clientes, investindo em adequações que melhorassem cada vez mais segurança do local.
Rodrigo cita, por exemplo, uma melhoria que ele realizou há alguns anos. “Em 2009 em uma fiscalização dos bombeiros eles detectaram que o teto do imóvel era de um material espumoso, por coincidência, semelhante ao da boate Kiss, palco da tragédia de Santa Maria.

Por orientação dos bombeiros, o empresário removeu a espuma, optando pelo produto em PVC que não é inflamável.

A casa que funciona há cinco anos, já possuía saída de emergência desde 2008. “Deste momento em diante fomos adequando as saídas com equipamentos exclusivos de segurança, como fechaduras especial que quando acionada emergencialmente não impede a saída das pessoas”.

CONTROLE RÍGIDO

Segundo Rodrigo, “ pela rigidez da fiscalização do Corpo de Bombeiros em Três Lagoas a Boate Kiss jamais conseguiria um alvará para funcionar”, salientou.

Os materiais e itens da decoração interna da casa foram utilizados produtos recomendado pelo Corpo de Bombeiros chamado retardador de chamas, que inibe a propagação do fogo em caso de algum acidente.
Nas apresentações das atrações musicais o Viracopos tem como medida evitar uso de sinalizadores ou show de pirotecnia, fatores esses que causaram a tragédia de Santa Maria.

DIFERENCIAL

Segundo informou o empresário, o grande diferencial e fator importantíssimo nas questões de segurança do Viracopos é o fácil acesso do público às portas de saídas de emergência, já que as mesmas só abrem para o lado de fora da casa. São quatro no total, bem localizadas, sendo que duas contêm dispositivo de fácil abertura homologado no projeto. Ainda assim, uma dessas portas fica aberta durante toda a noite com acesso a área para fumantes.

Outro fator primordial de segurança na casa noturna é a questão do comanda, que segundo testemunhas da tragédia de Santa Maria, foi um dos fatores que fizeram com que a equipe de segurança impedisse muitas pessoas de saírem da boate no momento que começou o incêndio.

PRÉ-PAGO

No Viracopos é uma comanda pré-paga. Os freqüentadores não pagam na saída como nas maiorias das boates pelo país, ao entrar na casa a pessoa recarrega sua comanda com créditos, assim ela tem livre acesso para ir embora no momento que quiser, já que sobrando créditos eles não expiram, podem ser consumidos em até 60 dias.

A equipe de 12 seguranças que trabalha no local é contratada e especializada com registro na Polícia Federal. Eles são orientados de não permitir que menores de 18 anos adentrem ao local. Quando é constatado que algum menor de idade entrou com documentos falsos ele é imediatamente retirado da casa.

LICENÇA PROVISÓRIA

Visando tranquilizar os pais dos jovens que frequentam o Viracopos aos finais de semana e principalmente informar a qualidade da segurança aos que já frequentam ou futuros frequentadores o Perfil News se certificou que o proprietário Rodrigo Falco possui um certificado de funcionamento provisório, onde era recomendado pelo Corpo de Bombeiros algumas melhorias como, por exemplo, um guarda corpo nas áreas de camarotes, melhoria essa que segundo o proprietário estará pronto até o fim de semana.

Empresário Rodrigo Falco, dono do Viracopos mostrou a equipe de reportagem que sua casa noturna possui várias saídas de emergências como mostram a sequencia das imagens (Foto: Ricardo Ojeda)

Direção do Viracopos garante segurança para frequentadores

Direção do Viracopos garante segurança para frequentadores

Direção do Viracopos garante segurança para frequentadores

Quando a casa recebeu obras de reformas, a preocupação com segurança foi item principal no investimento e nas paredes foi aplicado liquido retardador de chamas

Segurança com entrada de menores é redobrada, mas as vezes é impossível impedir e entrada deles devido a apresentação de documentos falsificados (Foto: Ricardo Ojeda)

Direção do Viracopos garante segurança para frequentadores

No casa noturna dispõe de vários pontos de extintores para serem utilizados em situações de emergência, mas nunca foram utilizados devido a medida preventiva na aplicação de produto retardador de chamas como mostra na imagem acima e na anterior  (Fotos: Ricardo Ojeda)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.