33.6 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

DOURADOS:Geraldo Resende pede 2.ºGrau no antigo presídio

10/11/2002 15h37 – Atualizado em 10/11/2002 15h37

O deputado estadual Geraldo Resende (PPS) apresentou na matéria Assembléia Legislativa, solicitando a implantação de uma escola de nível médio (segundo grau) no prédio onde funcionava o antigo presídio de Dourados, localizado no Jardim Flórida. A indicação foi encaminhada ao governador José Orcírio Miranda dos Santos, com cópias ao secretário estadual de Educação e Educação, respectivamente Almir Paixão e Elza Jorge.

De acordo com o deputado, o pedido atende anseio de parcela significativa da população residente na região do Grande Jardim Flórida bem como à indicação apresentada na Câmara de Vereadores de Dourados pelo vereador Nelso Gabiatti (PFL), que solicitou o empenho do parlamentar estadual nesta luta.

Geraldo Resende justificou, ainda, que a reivindicação pelo reaproveitamento do espaço anteriormente ocupado pela cadeia pública já data de alguns anos, tanto é que em 1999, o próprio parlamentar realizou uma audiência pública com a população daquele bairro, onde ficou patente que os moradores não queriam a transformação do local em um presídio feminino e, sim, num espaço para múltiplas atividades.

O parlamentar lembrou ainda que em setembro de 1999 já havia apresentado indicação nesse sentido, onde, na justificativa, afirmava: “Solicito ao Governo do Estado que implante naquele local espaços destinados a lazer, lavanderia comunitária, padaria comunitária, clube de mães, oficinas para aprendizado de profissões, tais como corte e costura, pintura em tecido, produção de produtos caseiros, entre outras, bem como destine espaço para associação de moradores e para palestras, treinamentos, etc”.

Resende lembrou ainda que em maio de 2000 aproveitou a instalação do governo itinerante em Dourados e levou a então secretária de Justiça, Luíza Ribeiro, e o então secretário estadual de Educação, Pedro Kemp, para uma visita ao local, onde solicitou a imediata reforma do prédio e a sua transformação num centro com espaços para a realização de cursos profissionalizantes e atividades culturais.

“Na oportunidade, o então secretário Pedro Kemp disse que já havia um projeto aprovado, inclusive com a liberação de recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BIRD), para a construção de centros de educação profissional em Mato Grosso do Sul, chegando a admitir a possibilidade desse projeto começar por Dourados, pelo fato da cidade já ter uma área específica e um prédio quase pronto”, salienta Geraldo Resende.

“No entanto, passados mais de dois anos depois dessa visita, vemos a população entristecida com o fato de que nada disso foi feito e que o prédio continua abandonado. Agora temos a sugestão de que no local funcione uma escola de segundo grau”, ressalta.

Finalizando, Geraldo Resende pede que o governo do Estado olhe com carinho essa questão, pois a região do Jardim Flórida necessita de uma escola que ofereça ensino de segundo grau pois hoje os alunos são obrigados a freqüentar a Escola Estadual Reis Veloso, que fica muito distante. E conclui: trata-se de uma medida justa, necessária e inadiável”.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.