29/03/2019 16h47

Procedimentos de Saúde e valorização da autoestima foram direcionadas especialmente à mulher na UBS Nova Três Lagoas e na ESF Santa Rita

Redação

As mulheres de Três Lagoas, residentes nas áreas de abrangência da unidade de Estratégia de Saúde da Família – ESF “Santa Rita” e na Unidade Básica de Saúde – UBS “Nova Três Lagoas”, tiveram uma manhã especial com programação de ações, direcionadas especificamente a elas, na manhã desta sexta-feira (29),

Nas duas unidades de Saúde, as mulheres foram acolhidas com um especial café da manhã e, em meio a consultas médicas, coleta de material para exame de Preventivo, exame clínico de mama, avaliação odontológica e outros procedimentos de rotina, houve também ações de embelezamento, corte de cabelo e maquiagem.

Neste ano, nas comemorações alusivas ao mês de março, mês em que é comemorado “o Dia Internacional da Mulher”, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio das Diretorias de Assistência à Saúde e Saúde Coletiva, com o apoio e participação das equipes do NASF (Núcleo Ampliado de Saúde da Família). promoveu variada programação de ações direcionadas à mulher em todas as Unidades de Atenção Básica de Saúde.

ESF SANTA RITA

Na ESF “Santa Rita”, coordenada pela enfermeira Daniele Rufino Bove Ramos, toda a equipe se envolveu no atendimento às mulheres, incluindo uma acolhida especial e café da manhã com muita roda de conversas.

Nesta unidade de Saúde é atendida uma população estimada de mais de oito mil pessoas, residentes nos bairros Santa Rita, Jardim Angélica, Nossa Senhora Aparecida, Jardim Brasília e parte do Jardim Alvorada.
No atendimento à população, aqui trabalham: duas Enfermeiras, duas Médicas, dois Dentistas e dois Auxiliares de Saúde Bucal, dois Administrativos, quatro Técnicas de Enfermagem e duas equipes de Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

UBS NOVA TRÊS LAGOAS

Na Unidade Básica de Saúde – UBS “Nova Três Lagoas”, que atende provisoriamente a área de abrangência da unidade de Saúde “São Carlos”, em obras de reforma, após ser praticamente derrubada por temporal, ocorrido em outubro de 2017, as mulheres também tiveram oportunidade de receber atenção especial, numa ação concentrada de toda a equipe de servidores e servidoras da SMS.

Coordenada pela enfermeira Thayse Matheus, as mulheres da UBS “Nova Três Lagoas” tiveram também a participação de parceiros, incluindo palestras sobre Hipertensão e Diabetes de um grupo de estagiários do Curso Técnico de Enfermagem do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio).

Nesta unidade de Saúde, a população de Três Lagoas conta com os serviços dos seguintes profissionais, de segunda-feira a sexta-feira, das 6h às 17h: dois Clínicos Gerais; duas Ginecologistas; três Pediatras; dois Dentistas, sendo um especialmente para crianças; um auxiliar de Saúde Bucal; três Enfermeiras; cinco Técnicos de Enfermagem; uma Farmacêutica e uma Atendente de Farmácia; e três equipes de Agentes Comunitários de Saúde.

A área de abrangência de atendimento desta UBS compreende, além do Parque São Carlos, Guanabara, São João, Nossa Senhora Aparecida, Jardim das Orquídeas, Jardim das Hortênsias e Vila Carioca, que são bairros da área de abrangência da unidade de Saúde “São Carlos”, atende também às famílias residentes no Bairro Nova Três Lagoas, parte do Bairro Santa Rita, Jardim Brasília e Santos Dumont.

Em todas as unidades a mulher foi motivada a valorizar autoestima e beleza. Foto: Divulgação

Comentários