Em Três Lagoas fenômeno pode ser visto a partir das 11h34 e atinge o ápice às 12h50; formação de nuvens pode atrapalhar visualização

Acontece hoje, 14, um eclipse solar que será visível em parte do Brasil. As pessoas localizadas na faixa de observação desse eclipse vão perceber que o Sol ficará parcialmente “cortado”.

O sucesso de uma observação astronômica a partir da superfície terrestre depende das condições meteorológicas. Um céu cheio de nuvens, a chuva, ou mesmo nuvens que não provocam chuva, mas ficam em grande quantidade no momento da observação, impedem a apreciação dos astros ou, no mínimo, atrapalham bastante.

Infelizmente, de acordo com o Climatempo, para hoje as condições meteorológicas não são das melhores. A maioria das áreas no Brasil onde ocorrerá o eclipse solar parcial estará com grande quantidade de nuvens. 

O próximo eclipse que ocorrerá no Brasil será somente em 14 de outubro de 2023

Todo o evento deste eclipse solar ocorre entre 12 horas e 15 horas e neste período, com a grande quantidade de áreas de instabilidade que estão sobre o Brasil, no mínimo teremos muitas nuvens. 

Em Três Lagoas o fenômeno tem início às 11h34, atinge o ápice às 12h50 e termina às 13h59, de acordo com o site Time and Date.

A tabela mostra a porcentagem do disco solar que será coberto (eclipsado) em cada capital brasileira. Os valores foram aproximados e divulgados pelo Climatempo.

Comentários