21.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Economia da Argentina mostra sinais de recuperação no 1º trimestre

22/06/2017 11h35

Da Redação

O Produto Interno Bruto (PIB) da Argentina registrou no primeiro trimestre desse ano um aumento de 0,3% em relação ao mesmo período de 2016, com o que rompeu uma sequência de três trimestres consecutivos com quedas interanuais neste indicador. A informação é da agência EFE.

Segundo informou nesta quarta-feira (21) o Instituto Nacional de Estatísticas e Censos (Indec), o PIB argentino experimentou no primeiro trimestre do ano uma melhora de 1,1% frente aos resultados do quarto trimestre de 2016, com o que somou três trimestres consecutivos em alta na comparação com o trimestre anterior.

Os dados oficiais informados hoje evidenciam sinais de recuperação na economia argentina, que acumulou uma queda de 2,3% em 2016, o primeiro ano de gestão do presidente Mauricio Macri, que assumiu o cargo no final de 2015, após quase 13 anos de kirchnerismo no poder.

“Nós achamos que a economia está crescendo a um ritmo de 3% em 2017”, disse hoje, antes da divulgação dos dados do Indec, o ministro de Fazenda da Argentina, Nicolás Dujovne. Essa perspectiva de crescimento está um pouco abaixo da meta de expansão econômica de 3,5% incluída na Lei de Orçamento para 2017.

No entanto, a previsão de crescimento manejada pelo governo de Macri é um tanto mais otimista que a do mercado, já que, de acordo com o último relatório de expectativas recolhidas pelo Banco Central argentino, os analistas especializados, locais e estrangeiros, preveem que neste ano o PIB crescerá 2,6%.

(*) Agência Brasil

Economia da Argentina mostra sinais de recuperação no 1º trimestre

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.