32.3 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de abril de 2024

Editorial: Da Pecuária à Capital Mundial da Celulose

28/05/2012 13h38 – Atualizado em 28/05/2012 13h38

“Minha Três Lagoas” aborda a história e as fases mais importantes da cidade, da pecuária até o novo momento, que consolida o município como pólo industrial de MS e assegura o título de Capital Mundial da Celulose.

Edmir Conceição

O Perfil News, primeiro jornal real time de Três Lagoas, está publicando reportagens especiais no site para mostrar aos leitores os ciclos de desenvolvimento da cidade, que está completando 97 anos.

A seção Minha Três Lagoas busca, de forma sintetizada, abordar a história da cidade em suas fases mais importantes, desde a pecuária até o novo momento, que consolida o município como pólo industrial de Mato Grosso do Sul e já assegura o título de Capital Mundial da Celulose.

Com as reportagens especiais sobre o início, a fase intermediária e o novo momento, o Perfil News cumpre o seu papel de imprensa comprometida com as necessidades de progresso e desenvolvimento da comunidade três-lagoense e o dever de informar a população não apenas dos aspectos positivos, mas também seus problemas.

Além dos ciclos de desenvolvimento, Minha Três Lagoas quer mostrar o potencial ainda não explorado e os gargalos à expansão de outras atividades produtivas e culturais, como a indústria sem chaminé, representada pelo turismo aquático, turismo rural, turismo contemplativo e até o turismo histórico, que remonta ao ciclo da ferrovia e do gado em um território que já foi ocupado há 7 mil anos e teve seu papel estratégico nos períodos colonial e imperial e como Três Lagoas era há 100 anos até os idos de hoje, 97 anos após sua emancipação político-administrativa. Ainda sobre o turismo histórico, há os sítios arqueológicos e os vestígios do destacamento do Governo Imperial em Itapura, (SP) às margens do rio Tietê.

O turismo aquático, o turismo rural, o turismo histórico e o turismo contemplativo podem se desenvolver potencializando os recursos naturais abundantes das bacias dos rios Tietê, Sucuriú e Paraná. A 70 km temos um Pantanal em Brasilândia, (fazenda Cisalpina) quando turistas cruzam a BR 262, numa extensão de 900 km, para contemplar o Pantanal de Corumbá.

Minha Três Lagoas mostra também a força política da região que, embora sendo o quarto colégio eleitoral do Estado, já elegeu senador. Teve governador e pode, no seu centenário, daqui a dois anos, ocupar o Governo ou cadeira no Senado, a exemplo de Corumbá, que teve seu presidente, Jânio Quadros, e Aquidauana, José Fragelli, ex-presidente do Congresso Nacional e Presidente da República. Nem Dourados, a segunda cidade do Estado depois da Capital, na área de influência de 23 municípios do Sul, conseguiu eleger um senador.

Como se recorda, Três Lagoas teve o senador Ramez Tebet, que no cargo de ministro da Integração Nacional no governo de Fernando Henrique Cardoso, deixou o Executivo para assumir a presidência do Senado com a missão de pacificar e moralizar o Congresso, arranhado na época pela manipulação do painel eletrônico do Senado por Antonio Carlos Magalhães, o temido ACM. O todo poderoso ex-senador baiano teve que renunciar para não ser cassado. Pelas mãos de Ramez foi instalada a CPI do Judiciário. Por conta da postura firme, o senador três-lagoense foi chamado de ‘rábula do Pantanal’ por ACM.

O prestígio de Ramez ficou patente no seu funeral, que atraiu a Três Lagoas as autoridades dos principais poderes, do presidente da República aos presidentes da Câmara e do Senado, além de expressivas lideranças políticas de todo o País. Por meio do senador a cidade ganhou as obras de pavimentação da BR-158 até Selvíria e da rodovia até Brasilândia, entre outras obras.

Os investimentos da iniciativa privada em Três Lagoas nos últimos anos demonstram que a cidade consolidou sua importância estratégica, como ponto de convergência dos maiores centros consumidores da América Latina, o que permitiu aos empreendedores locais que progredissem.

Quando se fala dos custos da Copa de 2014, saliente-se que os investimentos das grandes empresas de celulose e papel e da fábrica de fertilizantes da Petrobras em Três Lagoas correspondem a duas vezes mais, com um volume de R$ 17,3 bilhões.

Por essa nova realidade, pela importância estratégica ao desenvolvimento regional, pela força do trabalho e o leque de oportunidades que Três Lagoas oferece aos 97 anos o Perfil News decidiu criar a página Minha Três Lagoas, oferecendo ao público informações que permitam um rápido e completo passeio pela cidade do futuro.

Embora seja o caçula, comparado aos demais órgãos de comunicação instalados na cidade, o Perfil News adota uma linha editorial que afirma sua ação e pensamento como um veículo que nasceu com Três Lagoas.

ACOMPANHE AQUI A PÁGINA MINHA TRÊS LAGOAS

Imagem aérea da Lagoa Maior e área urbana no entorno. (Foto: Arquivo/Perfil News)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.