25.2 C
Três Lagoas
sábado, 27 de abril de 2024

Educação inicia em abril formação em Língua Portuguesa para professores do ensino fundamental

12/03/2016 11h36 – Atualizado em 12/03/2016 11h36

A formação será estendida aos professores efetivos e convocados

Da redação

A Secretaria de Estado de Educação (SED) iniciará em abril uma formação continuada em Língua Portuguesa para os professores de todos os componentes curriculares, que atuam nos anos finais (6º ao 9º ano) do ensino fundamental da Rede Estadual de Mato Grosso do Sul. A formação em Língua Portuguesa será ofertada pela primeira vez aos professores dos demais componentes curriculares, pois a SED acredita que todas as esferas da atividade humana estão sempre relacionadas com a utilização da língua e, a primeira condição para a afirmativa de que alguém é brasileiro é a de ser falante da língua materna. Para tanto, é preciso saber fazer uso da língua oral e escrita em todas as instâncias comunicativas.

A formação será estendida aos professores efetivos e convocados. A área do conhecimento Língua Portuguesa com base na “Leitura e Produção de Textos” permeará todos os componentes curriculares e propiciará aos professores momentos de reflexão sobre as práticas pedagógicas trabalhadas, enfatizando que a reflexão permeia os valores, interesses, transformação, reconstrução da vida social e os percursos da experiência educativa. É fundamental que os professores percebam o real objetivo da formação e das temáticas a serem trabalhadas, para que possam, dentro do seu componente curricular, reverter os conhecimentos apreendidos aos estudantes.

A SED organizará um cronograma de formação que visa à melhoria da educação do Estado. A formação, inicialmente como projeto piloto em escolas de 22 municípios, terá carga horária de 40 horas dividida em três etapas: 1ª e 2ª etapas com 16 horas presenciais, totalizando dois encontros e 3º etapa com 24 horas no ambiente virtual de aprendizagem Moodle.

Diante do exposto, salientamos a importância da formação continuada aos professores da rede e a melhoria da aprendizagem em nosso Estado, considerando que manter-se atualizado sobre novas metodologias e desenvolvimento de práticas pedagógicas eficientes é um dos principais desafios da profissão educador. As inscrições devem ser efetuadas no link http://goo.gl/forms/MKIs3wBFub, de 10 a 20 de março. A equipe do Núcleo de Ensino Fundamental está à disposição para esclarecimentos, pelo telefone (67) 3318-2332.

Acesse aqui as escolas que participarão da formação de LP

(*) Secretaria de Estado de Educação (SED)


A SED organizará um cronograma de formação que visa à melhoria da educação do Estado. (Foto: Divulgação)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.