21.9 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

Eldorado: a guerra da celulose está declarada

13/09/2018 08h51

Paper Excellence, do bilionário indonésio Jackson Widjaja, está determinada a não dar sossego aos sócios da J&F

Redação

Depois de ver frustrada sua tentativa de concluir a compra da fabricante de celulose Eldorado Brasil, a canadense Paper Excellence, do bilionário indonésio Jackson Widjaja, está determinada a não dar sossego aos sócios.

Do outro lado da mesa está a J&F Investimentos, dos irmãos Joesley e Wesley Batista, que em 2017 vendeu 49,4% da Eldorado por 3,8 bilhões de reais.

Outros 4 bilhões deveriam dar aos canadenses 100% da empresa no início de setembro.

Mas a venda foi suspensa devido a um impasse na forma como as garantias dos empréstimos da Eldorado devem ser retiradas — a Paper Excellence quer quitar em dinheiro, enquanto a J&F quer trocar por outro tipo de fiança.

Os canadenses argumentam que, na prática, o problema é outro: com o aumento do preço da celulose e a alta do dólar impulsionando os lucros da -Eldorado, a J&F quer mais dinheiro pelo negócio.

A Revista EXAME apurou que, no final de agosto, uma comitiva liderada por Aguinaldo Gomes Ramos Filho, presidente da Eldorado, se encontrou com Widjaja nos Estados Unidos e sinalizou que o prazo de negociação poderia ser estendido mediante o pagamento de 6 bilhões de reais.

A proposta foi recusada.

A J&F confirma o encontro, mas não comenta a questão dos valores.

Enquanto não resolve o impasse, a Paper Excellence vai solicitar uma assembleia de acionistas para indicar o membro do conselho de administração ao qual tem direito.

O objetivo é pressionar por uma mudança na gestão de Ramos Filho, sobrinho de Joesley e Wesley, vetar decisões sobre novos investimentos e impedir um aumento nos dividendos.

As duas partes têm até outubro para levar o bilionário imbróglio à arbitragem.

*(Da Exame)

Eldorado: a guerra da celulose está declarada

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.