27.9 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Eldorado Brasil investe em tecnologia para florestas

06/11/2015 15h19 – Atualizado em 06/11/2015 15h19

Eldorado desenvolveu um processo internamente uma nova tecnologia para definição de linhas de plantio de eucalipto

Assessoria

Empresa mais inovadora do setor de celulose, a Eldorado Brasil Eldorado Brasil desenvolveu internamente uma nova tecnologia para definição de linhas de plantio de eucalipto com uma solução que torna o processo mais preciso e ágil, garantindo a redução de custos e o aumento da produtividade no campo, por meio do uso de Vant (veículo aéreo não-tripulado), GPS e piloto automático. É a primeira companhia do mundo a adotar uma solução desse tipo para florestas.

Segundo o gerente de Planejamento e Controle Florestal, Carlos Justo, o projeto tem como objetivo otimizar o processo, levando em conta diversas variáveis que podem impactar a produção futura. “Enquanto usualmente a definição da linha de plantio é feita em campo, de forma visual, sem o levantamento de qualquer informação adicional, o Vant gera modelos em três dimensões que permitem avaliar questões como o microrelevo, ajudando na definição do melhor desenho para prevenir erosões. A olho nu, por exemplo, o operador poderia entender que aquela área é totalmente plana”, explica.

Com a implantação de ferramentas computacionais de automação, a área de planejamento e mensuração da Eldorado ficou responsável por definir as linhas de plantio. Na prática, significa que o operador de máquinas recebe um pen drive com as definições e acompanha a operação da máquina, que tem piloto automático e é guiada por GPS.

A iniciativa gerou ganhos de produtividade, pois o operador pode seguir em linha contínua entre dois “talhões”, mesmo se houver uma estrada os dividindo, evitando, assim, manobrar o trator desnecessariamente. Entre os benefícios, estima-se um aumento de 10% de aumento de rendimento nas operações de plantio – ou seja, a cada dez hectares é possível plantar mais um, gastando menos tempo e combustível. Além disso, o projeto também permite a melhor conservação e uso do solo, em que se estima um ganho de até 3% no aproveitamento das áreas para plantio.

Para otimizar o monitoramento florestal, a Eldorado Brasil adquiriu em 2013 três Vants de origem suíça. As imagens fornecidas pelos aparelhos têm precisão que permite captar detalhes desde o plantio das mudas até o desenvolvimento das árvores. A capacidade tecnológica dos equipamentos permite que o trabalho que antes seria realizado de dois a três dias, seja feito em apenas oito horas. Cada Vant faz em média dez voos por dia e registra cerca de 230 hectares, área equivalente a 280 estádios de futebol do tamanho do Maracanã.

SOBRE ELDORADO BRASIL

A Eldorado Brasil, empresa do Grupo J&F, é uma das principais produtoras mundiais de celulose branqueada de eucalipto, com matéria prima proveniente de florestas plantadas e certificadas. Com dois anos de operação, já tem presença consolidada no mercado internacional e ocupa lugar de destaque no setor, pela adoção de tecnologia de ponta e inovação em toda a cadeia produtiva, o que garante resultados competitivos e sustentáveis. Sua fábrica em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, tem capacidade nominal de produção de celulose de 1,7 milhão de toneladas por ano.

(*) Assessoria de Imprensa Eldorado Brasil

Eldorado Brasil adquiriu em 2013 três Vants de origem suíça (Foto:Arquivo Perfil News)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.