17.2 C
Três Lagoas
sábado, 20 de abril de 2024

Eleitor tem até dia 4 de maio para regularizar título cancelado

Dia 4 é a data-limite para regularização da situação eleitoral, para o exercício do voto nas eleições de outubro de 2022

Os eleitores com o título de eleitor cancelado em Mato Grosso do Sul, ou seja, pessoas que não atualizaram a biometria, tem até o dia 4 de maio para regularizar a situação.

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) ressalta a importância dos eleitores regularizarem a situação e ficarem aptos a participarem das Eleições 2022.

O cancelamento do título pode ocorrer por ausência às três últimas eleições ou por ausência à revisão biométrica. Mesmo sem a coleta da biometria, o eleitor consegue regularizar o título normalmente.

Além disso, o prazo final também vale para aqueles que precisarem fazer o alistamento (primeiro título), transferir o domicílio eleitoral, entre outras solicitações que demandem alterações no cadastro.

Os atendimentos podem ser feitos nos Cartórios Eleitorais.

Justiça Eleitoral realiza campanha de incentivo ao alistamento do jovem eleitor

A fim de incentivar estudantes entre 15 e 17 anos a realizarem o cadastramento eleitoral até o dia 4 de maio e assim terem direito ao exercício do voto nas Eleições de outubro de 2022, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), vem promovendo campanha convidando os jovens a participarem do processo eleitoral.

A ação, que conta com a parceria da Coordenadoria da Juventude do Estado de Mato Grosso do Sul e da Secretaria da Juventude de Campo Grande, compreende a distribuição de cartazes, releases e posts nas redes sociais com incentivo aos jovens por meio das chamadas: “NÃO DEIXE QUE OUTRAS PESSOAS ESCOLHAM POR VOCÊ”; “TIRE O SEU TÍTULO ATÉ O DIA 4 DE MAIO” e “BORA VOTAR”.

Os materiais, fixados em todos os Cartórios Eleitorais do Estado, bem como em unidades escolares, conta com QRCode, de modo que basta o eleitor apontar a câmera do celular para o código que, imediatamente, será direcionado à página onde consta o TítuloNet e o vídeo explicativo de sua utilização.

Quem pode votar?

De acordo com a Constituição Federal, o voto no país é obrigatório para todo cidadão, nato ou naturalizado, alfabetizado, com idade entre 18 e 70 anos. Por outro lado, o voto é facultativo para os jovens com 16 e 17 anos, para as pessoas com mais de 70 anos e para os analfabetos. Vale destacar que, quem completa 16 anos até o dia 2 de outubro de 2022, também poderá votar. Para isso, basta se alistar pelo sistema Título Net até 4 de maio.

Ao votar, o cidadão pode ajudar a mudar o futuro da nação e, por isso, exercer esse direito é muito importante. Mais do que votar para eleger candidatas e candidatos, cada eleição é uma oportunidade única de exercer a cidadania e de ajudar a fortalecer a democracia brasileira, afinal, é por meio dela que o poder do povo se manifesta.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.