24.4 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março de 2024

Em assinatura do Cidade Empreendedora, Longen reforça desafio de fortalecer geração de empregos em MS

Na avaliação de Longen, o programa Cidade Empreendedora é importante para ampliar a qualificação de mão de obra no estado

Ao participar, nesta segunda-feira (09/05), da assinatura do contrato de 11 novos municípios que irão integrar o 3º ciclo do programa Cidade Empreendedora, o presidente da Fiems, Sérgio Longen, que também preside o Conselho Deliberativo do Sebrae/MS, destacou que a parceria com as cidades será fundamental para resolver um dos principais desafios nessa retomada, que é fortalecer a geração de empregos em Mato Grosso o Sul.

Na avaliação de Longen, o programa Cidade Empreendedora é importante para ampliar a qualificação de mão de obra no estado. “Nós estamos buscando quem está à procura de emprego. Vamos melhorar a qualificação e encaminhar quem quer e precisa para o mercado de trabalho. Precisamos da ajuda das prefeituras nessa missão e, em parceria, vamos levar ainda mais o empreendedorismo para todo Mato Grosso do Sul”, afirmou.

Ainda conforme o presidente da Fiems, o estado vive o pleno emprego e há cerca de 20 mil vagas disponíveis. “Precisamos gerar e efetivar essas oportunidades para uma retomada plena da economia. Para isso, lançaremos em breve um programa totalmente voltado para quem procura emprego e para quem precisa contratar profissionais”, adiantou.

Cidade Empreendedora busca desenvolver municípios de MS

Para o diretor superintendente do Sebrae, Cláudio Mendonça, o Cidade Empreendedora é a oportunidade para desenvolver os municípios por meio do empreendedorismo. “Nossa missão é levar oportunidade para os municípios. Conseguimos excelentes resultados nos 22 municípios já atendidos pelo programa, e agora vamos para um novo desafio. Vamos fazer tudo isso com esse exército de parceiros que estão conosco”.

Os novos municípios que integram o Ciclo 2022/2023 são Água Clara, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Caarapó, Coxim, Naviraí, Nioaque, Pedro Gomes, Ponta Porã e Santa Rita do Pardo.Dessas novas cidades, duas estão participando do programa pela segunda vez: Bataguassu e Santa Rita do Pardo. Os dois municípios fizeram parte do primeiro ciclo do Cidade Empreendedora executado entre 2019 e 2020.

O prefeito de Nioaque e também presidente da Assomasul (Associação dos municípios de Mato Grosso do Sul), Valdir Junior, classificou o Cidade Empreendedora como uma oportunidade única aos municípios. “É uma felicidade estar aqui e firmar essa parceria com esse programa tão importante que traz um plano de trabalho para nos ajudar a aproximar os gestores da população e trazer desenvolvimento aos municípios”.

Programa é realizado pelo Sebrae em parceria com a Fiems

Em 2021, foram 83.619 atendimentos realizados aos empresários por meio do Cidade Empreendedora e mais de 20 mil CNPJs distintos foram contemplados, cerca de 14 mil pequenos negócios diferentes foram visitados pelos agentes. A capacitação itinerante levada para os municípios pela Fiems em parceria com o Sebrae, disponibilizou 7 unidades móveis equipadas com maquinários de ponta com 36 opções de cursos gratuitos para a população. Em 2021, 4.500 pessoas foram capacitadas. Neste ano a ação continua nas 22 cidades e foi ampliada: no total, são 8 carretas disponibilizadas com 44 opções de cursos.

O ciclo 2021/2022 do Cidade Empreendedora teve início no ano passado e é considerado o segundo ciclo da iniciativa. Ao todo, são 22 municípios que também continuam sendo atendidos.

No âmbito da Educação Empreendedora foram capacitados 2.143 docentes e 21 mil estudantes beneficiados. Em todas as cidades também foram desenvolvidas ações para desburocratizar processos; promover uma liderança pública empreendedora e tornar os processos licitatórios mais céleres e eficientes com preferência para os pequenos negócios locais.

Cada um dos 22 municípios recebeu um Plano de Desenvolvimento Econômico construído de forma colaborativa com a administração pública e lideranças locais. O documento é composto por ações personalizadas elencadas pelos interlocutores para a melhoria da cidade.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.