32.5 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Em fase de adesão, Programa de Transformação da Indústria alavanca desempenho de empresas

O pesquisador industrial Pedro Henrique Franco ressaltou que esse processo é o primeiro passo para entender como ajudar o negócio

Criado com a finalidade de impulsionar a produtividade nas indústrias sul-mato-grossenses por meio de projetos de pesquisa e desenvolvimento científico, o PTI (Programa de Transformação da Indústria) do Sistema Fiems está em fase de adesão das empresas. Os interessados podem acessar o site http://ptifiems.com.br/ ou se cadastrar pelo WhastApp (67) 99224-9826.

O foco é a promoção de ações para alavancar o desempenho e a produtividade de micro e pequenas indústrias. Para isso, representantes do Sistema Fiems visitam as indústrias para um diagnóstico das principais dificuldades e demandas e, por meio de um trabalho conjunto entre Sesi, Senai e IEL, apresenta as soluções para o negócio.

Uma das empresárias que aceitou o desafio e recebeu a equipe de pesquisa foi a diretora do Laticínio Tradicional, em Sidrolândia, Milene Nantes. A pequena indústria familiar localizada na zona rural da cidade existe desde 1997 e emprega cinco pessoas. Com capacidade para produzir até 10 mil litros de leite pasteurizado por dia, Milene quer ampliar e diversificar a produção e para isso vai contar com a ajuda do programa para melhorar as estratégias dentro da indústria.

A coordenadora do PTI, Claudia Moreira Borges, explicou que a empresa deseja ampliar a produção. “Vamos estudar estratégias de inovação, pensar na modelagem desse novo produto e claro, a questão de mercado, vamos buscar dentro do Sesi, Senai e IEL as soluções para apoiar essa empresária”, explicou.

Em fase de adesão, Programa de Transformação da Indústria alavanca desempenho de empresas

Ainda conforme Claudia Borges, cada indústria possui um desafio específico, por isso, a coordenadora explica a importância da visita e da pesquisa para conhecer caso a caso. “Mais de 90% das nossas indústrias são micro e pequenas, portanto precisamos de um olhar diferenciado para esses empresários, o programa precisa primeiro entender quais as necessidades dessas empresas e, por meio dessas demandas, estruturá-las para melhorar a produtividade, melhorar os resultados e capacitar a mão de obra”, reforçou.

Na primeira visita, além de conhecer a empresa, a equipe aplica um questionário para entender melhor como a indústria funciona e age diante de quatro pilares. O pesquisador industrial Pedro Henrique Franco ressaltou que esse processo é o primeiro passo para entender como ajudar o negócio. “Nesse questionário nós exploramos quatro áreas: a de pessoas, gestão, saúde no trabalho e de inovação, isso nos ajuda a nortear as necessidades da empresa e como vamos ajudá-la a resolver cada desafio”, detalhou.

Para a empresária Milene Nantes, a adesão ao programa será fundamental para o processo de crescimento da indústria. “Nós estamos em um momento de transformação, o PTI chegou na melhor hora, para nos ajudar a fazer as mudanças necessárias para melhorar nossa produção. Nós temos buscamos essa assistência junto aos programas da Fiems, com o Sesi, Senai, IEL e esse suporte tem sido essencial para nos ajudar nessa transformação que estamos buscando”.

Serviço – Mais informações sobre o PTI pelo site  http://ptifiems.com.br/ ou pelo WhastApp (67) 99224-9826

(*) Assessoria de Comunicação

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.