31.5 C
Três Lagoas
sábado, 22 de janeiro, 2022
InícioNotíciasEm fórum, Fundesporte reforça apoio às universidades de MS para fomentar o...

Em fórum, Fundesporte reforça apoio às universidades de MS para fomentar o esporte de rendimento

O presidente da FUEMS, Ronaldo Monteiro, explicou que a participação do maior número de instituições na seletiva estadual para os JUBs e demais competições nacionais promove competitividade

A finalidade principal do Fórum foi discutir, junto à comunidade universitária (coordenadores, reitores, técnicos, estudantes e membros de atléticas), estratégias para explorar o potencial esportivo das Instituições de Ensino Superior (IES), dos acadêmicos como atletas e para fortalecer a representação do estado em competições nacionais, em especial os Jogos Universitários Brasileiros (JUB’s), maior competição universitária da América Latina.

“Oferecer suporte ao esporte universitário é fundamental e o Governo do Estado tem feito isso sistematicamente nos últimos anos. Entendemos que apoiar as universidades é dar continuidade à formação de base, trabalhada no desporto escolar, e proporcionar um sequência à vida dos atletas”, destacou o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda. “Ampliamos a Bolsa Atleta para atender o segmento universitário, pois é uma forma de manter esses atletas em Mato Grosso do Sul, com condições de se desenvolver no alto rendimento”.

CIDADÃOS

O vice-presidente da CBDU, Alim Maluf Neto, exaltou a iniciativa do Governo do Estado em debater o esporte universitário e ouvir as reivindicações deste segmento. “Estamos vendo exatamente o intuito do Governo de MS de fomentar uma prática esportiva fundamental e isso nos deixa muito feliz. O esporte universitário em todo o mundo é uma fonte não só de formação de atletas de rendimento, mas também de cidadãos. Diversas pessoas que tiveram acesso ao esporte na universidade e não conseguiram seguir carreira esportiva, hoje têm uma profissão, são advogados, médicos, engenheiros, além de líderes e formadores de opinião”.

No Fórum Estadual também foi apresentado o calendário esportivo da Federação Universitária de Esportes de Mato Grosso do Sul (FUEMS), as ações da CBDU e foram esclarecidas dúvidas das IES sul-mato-grossenses sobre como desenvolver projetos esportivos. “Queremos ver a representação de Mato Grosso do Sul massificada nos JUBs já do ano que vem e, para isso, a Fundesporte se coloca à disposição para apoiar as IES no que for preciso”, enfatizou o gerente da Unidade Pedagógica e de Formação (UPF) da Fundesporte, Domingos Sávio da Costa.

Após discussões no auditório da Unigran Capital, uma “comitiva” percorreu as principais universidades de Campo Grande, levando aos reitores propostas para alavancar a oferta das práticas desportivas nos campus, formar equipes em diversas modalidades e incentivar a participação das atléticas universitárias, que terão competição específica a ser organizada pela CBDU já em 2022: os JUBs Atléticas. Foram visitadas a Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

O presidente da FUEMS, Ronaldo Monteiro, explicou que a participação do maior número de instituições na seletiva estadual para os JUBs e demais competições nacionais promove competitividade. “É importante que todas as instituições, da capital e do interior, públicas e privadas, participem dos eventos estaduais, principalmente para fortalecer o cenário do esporte universitário em Mato Grosso do Sul”.

Texto e fotos: Lucas Castro – Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte)

Comentários
MATÉRIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.