16.6 C
Três Lagoas
segunda-feira, 16 de maio, 2022
InícioIndústria & ComércioCeluloseEm MS, agricultores familiares apoiados pela Suzano produziram 4.491 toneladas de alimentos...

Em MS, agricultores familiares apoiados pela Suzano produziram 4.491 toneladas de alimentos agroecológicos em 2021

Com mais de 500 famílias apoiadas, o Programa de Desenvolvimento Rural e Territorial visa fortalecer a agricultura familiar e a produção de alimentos com técnicas que integram alta produtividade e conservação ambiental

Agricultores que integram o Programa de Desenvolvimento Rural e Territorial (PDRT) da Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, em Mato Grosso do Sul produziram 4.491 toneladas de alimentos agroecológicos em 2021. O volume de hortaliças cultivadas corresponde à 22,5 caminhões hexatrens da Suzano, e a sua comercialização foi responsável por gerar uma receita bruta estimada em R$ 10,337 milhões.

O PDRT foi implantado em Mato Grosso do Sul em 2012 com o intuito de fortalecer a agricultura familiar e transformar a vida das famílias de pequenos produtores na região por meio de consultoria especializada, capacitações e acompanhamentos que vão desde o plantio até a comercialização dos alimentos. Além disso, o programa apoia as comunidades rurais em projetos para a aquisição inicial de insumos e equipamentos para a modernização dos processos e implementação da produção agroecológica, que prevê o cultivo de hortaliças alinhada à conservação ambiental, por meio do manejo sustentável com uso responsável do solo e da água. Além disso, não são utilizados defensivos agrícolas na produção.

“Atualmente, contamos com a participação de 515 Famílias de 15 associações, que totalizam uma área de 728 hectares destinados ao plantio de alimentos. Todas recebem auxílio na gestão, produção e comercialização, que são os três eixos de atuação do PDRT. O programa tem um potencial enorme e, com as retomadas das aulas presenciais e feiras livres em boa parte dos municípios, prevemos um ótimo cenário para a produção de alimentos agroecológicos e comercialização dos produtos em 2022”, conta Israel Batista Gabriel, coordenador de Desenvolvimento Social da Suzano em Mato Grosso do Sul.

No Estado, o programa tem sido um grande aliado para o fortalecimento da agricultura familiar e das comunidades do campo. Mauriney Santos, de 53 anos, é agricultora desde 2008 e participa da PDRT há seis anos. Hoje, ela conta com a ajuda da sua filha e genro no plantio. “O programa nos trouxe técnicos que nos auxiliam e, com isto, aprendemos a trabalhar melhor em mutirões”, ressalta a agricultora. Para Mauriney, a agroecologia é o diferencial do programa. “O benefício para saúde é muito grande para quem planta e quem consome, já que os produtos agroecológicos não possuem agrotóxicos. Eu planto meu milho, meu feijão e minhas frutas e a gente não fica doente”, completa a produtora.

O programa também tem mudado a vida de quem nunca havia tido contato com a agricultura, como é o caso de Maria Helena Soares Pereira, de 55 anos. Há quatro anos, com o apoio da Suzano, ela deu início à produção de hortaliças em sua propriedade. “No meu sítio, eu não plantava nada, mas a Suzano forneceu insumos, mudas e materiais de irrigação e começamos com o sistema agroflorestal. Foi um passo muito grande. Hoje, não vivo mais sem o plantio.  A gente começa a plantar um pouquinho e acha que não vai dar certo, mas ver a produção e é muito gratificante. A gente vai se apaixonando. Agora, temos manga, laranja, limão… Se não fosse o apoio da empresa, eu não teria um terço do que tenho hoje”, ressalta.

Sobre a Suzano

Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 98 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br

Informações à Imprensa

Performa Comunicação

Comentários
MATÉRIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.