18.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Em MS, agricultores familiares apoiados pela Suzano produziram 4.491 toneladas de alimentos agroecológicos em 2021

Com mais de 500 famílias apoiadas, o Programa de Desenvolvimento Rural e Territorial visa fortalecer a agricultura familiar e a produção de alimentos com técnicas que integram alta produtividade e conservação ambiental

Agricultores que integram o Programa de Desenvolvimento Rural e Territorial (PDRT) da Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, em Mato Grosso do Sul produziram 4.491 toneladas de alimentos agroecológicos em 2021. O volume de hortaliças cultivadas corresponde à 22,5 caminhões hexatrens da Suzano, e a sua comercialização foi responsável por gerar uma receita bruta estimada em R$ 10,337 milhões.

O PDRT foi implantado em Mato Grosso do Sul em 2012 com o intuito de fortalecer a agricultura familiar e transformar a vida das famílias de pequenos produtores na região por meio de consultoria especializada, capacitações e acompanhamentos que vão desde o plantio até a comercialização dos alimentos. Além disso, o programa apoia as comunidades rurais em projetos para a aquisição inicial de insumos e equipamentos para a modernização dos processos e implementação da produção agroecológica, que prevê o cultivo de hortaliças alinhada à conservação ambiental, por meio do manejo sustentável com uso responsável do solo e da água. Além disso, não são utilizados defensivos agrícolas na produção.

Em MS, agricultores familiares apoiados pela Suzano produziram 4.491 toneladas de alimentos agroecológicos em 2021

“Atualmente, contamos com a participação de 515 Famílias de 15 associações, que totalizam uma área de 728 hectares destinados ao plantio de alimentos. Todas recebem auxílio na gestão, produção e comercialização, que são os três eixos de atuação do PDRT. O programa tem um potencial enorme e, com as retomadas das aulas presenciais e feiras livres em boa parte dos municípios, prevemos um ótimo cenário para a produção de alimentos agroecológicos e comercialização dos produtos em 2022”, conta Israel Batista Gabriel, coordenador de Desenvolvimento Social da Suzano em Mato Grosso do Sul.

No Estado, o programa tem sido um grande aliado para o fortalecimento da agricultura familiar e das comunidades do campo. Mauriney Santos, de 53 anos, é agricultora desde 2008 e participa da PDRT há seis anos. Hoje, ela conta com a ajuda da sua filha e genro no plantio. “O programa nos trouxe técnicos que nos auxiliam e, com isto, aprendemos a trabalhar melhor em mutirões”, ressalta a agricultora. Para Mauriney, a agroecologia é o diferencial do programa. “O benefício para saúde é muito grande para quem planta e quem consome, já que os produtos agroecológicos não possuem agrotóxicos. Eu planto meu milho, meu feijão e minhas frutas e a gente não fica doente”, completa a produtora.

O programa também tem mudado a vida de quem nunca havia tido contato com a agricultura, como é o caso de Maria Helena Soares Pereira, de 55 anos. Há quatro anos, com o apoio da Suzano, ela deu início à produção de hortaliças em sua propriedade. “No meu sítio, eu não plantava nada, mas a Suzano forneceu insumos, mudas e materiais de irrigação e começamos com o sistema agroflorestal. Foi um passo muito grande. Hoje, não vivo mais sem o plantio.  A gente começa a plantar um pouquinho e acha que não vai dar certo, mas ver a produção e é muito gratificante. A gente vai se apaixonando. Agora, temos manga, laranja, limão… Se não fosse o apoio da empresa, eu não teria um terço do que tenho hoje”, ressalta.

Sobre a Suzano

Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 98 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br

Informações à Imprensa

Performa Comunicação

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.